Hipertextualidade e ambientes virtuais de aprendizagem:encontros e desencontros de uma mudança paradigmática

Autores

  • Dndº. Emanuel do Rosário Santos Nonato (UNEB) Universidade do Estado da Bahia
  • Dndª. Mary Valda Souza Sales (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v5e920128-33

Palavras-chave:

Hipertextualidade, Ambiente virtual de aprendizagem, Práxis pedagógica

Resumo

Este texto intenciona discutir o problema do lugar da hipertextualidade nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) a partir do caso da Especialização em Gestão Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia no Programa Nacional de Formação de Gestores Escolares do Ministério da Educação, que fornece elementos para a reflexão de matiz propositivo que se pretende neste texto sobre as resistências sofridas pelo modelo pedagógico implícito na adoção de ambientes virtuais hipertextuais e os reflexos das práticas presenciais tradicionais no desenho metodológico dos cursos a distância. A produção foi orientada pela abordagem qualitativa de pesquisa e o estudo de caso foi o método utilizado, dada a utilização como lócus do ambiente virtual do curso citado, e como sujeitos da pesquisa os professores das 07 disciplinas, denominadas salas ambientes, gestores pedagógicos do curso e cursistas das turmas 1 e 2 do polo 09 – Cidade de Teixeira de Freitas – , um dos 16 polos do curso de Especialização em Gestão Escolar.

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Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

Artigos Temáticos