ARTE NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: PROCURA-SE!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e212018185-203

Palavras-chave:

Formação de professores-Educação Infantil, Formação Cultural de Professores, Arte e Infância, Educação Estética, Narrativas (Auto)biográficas

Resumo

exigir professores e professoras que ouçam mais do que falem, que experimentem mais do que sigam o modelo, que estejam perto das crianças, reparando seus modos de ser e de expressar o mundo. Considera-se, também, a necessidade de se garantir, na formação, além de conhecimentos específicos sobre a área de atuação, saberes da ordem (do) sensível, que possibilitem a reflexão e a experiência nos âmbitos estético, artístico e cultural. Diante destas premissas, procura-se a Arte nas propostas curriculares, cotejando a legislação pertinente, recorrendo a pesquisas temáticas e apresentando concepções sobre formação estética docente. Da procura, um encontro fértil: narrativas de professoras que contam sobre seus percursos de formação estética e de relação com a arte, e indicam possibilidades para repensar a formação docente para a Educação Infantil.

Biografia do Autor

  • Luciana Esmeralda Ostetto, UFF Universidade Federal Fluminense
    Professora da Faculdade de Educação - UFF. Departamento SSE - Sociedade Cultura e Conhecimento Atua na graduação, Pedagogia, e na pós-graduação em educação, mestrado e doutorado;
  • Greice Duarte de Brito Silva, Secretaria municipal de educação do Rio de Janeiro-RJ
    Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2018-07-31

Edição

Seção

Dossiê Temático