COMO SE FAZ AGORA PARA ALFABETIZAR?
DESAFIOS E DIRETRIZES À FORMAÇÃO CONTINUADA DE ALFABETIZADORES/AS
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e332024242-260Palavras-chave:
Formação de professores, Formação continuada, Alfabetização, Diretrizes para formação de alfabetizadores, Autonomia docenteResumo
O artigo, fundamentado no materialismo histórico e dialético, deriva da seguinte questão-problema: que aspectos teórico-conceituais e didático-metodológicos devem ser priorizados nas ações de formação continuada de alfabetizadores/as? Tomando como ponto de partida a experiência das pesquisadoras à frente de projetos de formação de professores/as em redes públicas de ensino, o estudo tem por objetivo produzir uma contribuição que enfrente criticamente os marcos legais contemporâneos para a alfabetização pelo desvelamento de suas principais contradições. O ponto de chegada, que é também objetivo adicional e resultado pretendido, é a apresentação, didática e com indicações para aprofundamento pelo estudo, de diretrizes para formação continuada de alfabetizadores/as, que aposte na autonomia, contrapondo-se à alienação.
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