CARTAS, DEFICIÊNCIA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA CONTEXTOS INCLUSIVOS
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e302022358-376Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Deficiência, Cartas, Inclusão escolarResumo
O presente artigo é um recorte de um trabalho de Doutorado e tematiza a formação inicial de professores, com foco na invisibilidade das pessoas com deficiência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como corpus documental cartas escritas por licenciandos do curso de Pedagogia de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. As cartas foram construídas na disciplina de Eduação Inclusiva. A escrita, a organização dos documentos e as sucessivas leituras foram realizadas sob inspiração da análise de conteúdo de Bardin. O argumento, por sua vez, foi construído sob a forma de ensaio. A análise das cartas demonstra a importância de inserir no campo da formação inicial de professores os estudos sobre deficiência, pois há, ainda, uma invisibilidade das pessoas com deficiência nas instituições de ensino, reforçando os discursos normocêntricos e as ideias capacitistas.
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