RELAÇÕES “RACIAIS” E SUAS PERCEPÇÕES DENTRE OS/AS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e292022119-132

Palavras-chave:

Relações “raciais”, Práticas Pedagógicas, Formação

Resumo

Este artigo tem como objetivo explicitar e analisar as percepções raciais no contexto formativo do(a)s discentes do curso de pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Buscou-se compreender se as disciplinas específicas que tratam a temática racial são fundamentais e podem fazer a diferença na formação do futuro profissional na educação infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e quantitativa de cunho etnográfico. Foram ainda utilizados formulários aplicados presencialmente aos(às) aluno(a)s do primeiro ao último ano do curso de pedagogia em 2019. Para fundamentar a análise, foram utilizados autores dos estudos culturais e da sociologia da infância. Os resultados evidenciam que o(a)s discentes estão familiarizados com as discussões acadêmicas sobre questões étnicas, “raciais” e culturais com potência para dirimir as discriminações estruturais, em especial, em contexto formativo.

Biografia do Autor

  • Dayane Souza Nogueira da Silva Pimentel, UFMS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade, Brasil

    Pedagoga, mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade, UFMS. E-mail: [email protected]

  • Christian Muleka Mwewa, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil

    Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade (UFMS/CPTL). Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) com estágio doutoral na Université de Paris I Panthéon-Sorbonne (2008); Mestre em Formación de Profesionales de la Formación (Máster Erasmus Mundus, MUNDUSFOR, 2009 – UINÃO EUROPÉIA) pela Universidad de Granada-Es; Universitat Rovira i Virgili-Es e Universidade do Porto-Pt. É professor de Capoeira e outras manifestações Culturais Afro-brasileiras. 

Downloads

Publicado

2022-07-05

Edição

Seção

Dossiê Temático