CONSTRUCCIÓN DE CASOS DE INVESTIGACIÓN PARA LA PROMOCIÓN DEL PENSAMIENTO CRÍTICO EN CLASES DE QUÍMICA

Autores/as

  • Luiz Henrique Barros da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Erivanildo Lopes da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Welington Francisco Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v14e262020420-437

Palabras clave:

Casos de investigación, Pensamiento crítico, Enseñanza de la química.

Resumen

En la educación científica es necesario planificar clases para promover el Pensamiento Crítico, con el fin de capacitar a los jóvenes para que utilicen los conocimientos científicos en la toma de decisiones, superando creencias ingenuas e información falsa presente en el entorno social. Esta investigación presenta el análisis de un caso de investigación cuyo objetivo es contribuir a la expansión de las prácticas de enseñanza de la Química que buscan el desarrollo del Pensamiento Crítico. El caso se construyó a partir de un proceso de diseño educativo y se analizó con el fin de mostrar algunas de sus características favorables al desarrollo del Pensamiento Crítico. Se observó, desde el proceso de investigación, que el caso tiene el potencial de generar empatía en los estudiantes al contar una historia que surge de sus realidades, intensificando la participación de los sujetos en la toma de decisiones y, en consecuencia, promoviendo el Pensamiento Crítico.

Biografía del autor/a

  • Luiz Henrique Barros da Silva, Universidade Federal de Sergipe
    Professor Efetivo da Rede Estadual de Ensino da Bahia atuando no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (TUCANO-BA). Mestre em 2020 pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) sob orientação do professor Drº Erivanildo Lopes da Silva, desenvolvendo dissertação sobre Atividades Investigativas para mobilizar capacidades de Pensamento Crítico.
  • Erivanildo Lopes da Silva, Universidade Federal de Sergipe
    Com formação em Licenciatura Plena em Química pelo Centro Universitário Fieo (1997), Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2007), Doutorado em Filosofia, História e Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2014) e Pós-Doutorado em Didática das Ciências pela Universidade de Aveiro-PT (2018). Professor do Campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe no Curso de Licenciatura em Química. Professor e Investigador do Núcleo de Pós-Graduação em ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA), atuando principalmente nas seguintes linhas do Ensino de Ciências: (a) abordagem CTS na perspectiva Freiriana (linha de estudo oriunda do mestrado);( b) abordagem contextual, contribuições da História da Ciência para ensinar Ciência (linha de estudo oriunda do doutorado); (c) Pensamento Crítico e suas potencialidades para a Educação Científica (linha de estudo oriunda do Pós-Doutoramento).
  • Welington Francisco, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
    Bacharel (2008), licenciado (2011) em Química pelo Instituto de Química de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista. Conclui o mestrado em Química (2011) pela mesma instituição, onde trabalhei com processos de extração, separação, purificação e elucidação estrutural de Produtos Naturais e doutor em Química (2015) pela Universidade Federal de Goiás, com tese na área de ensino de Química. Atualmente, sou professor Adjunto II da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu, do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILCVN) e professor do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Gurupi. 

Publicado

2020-12-11

Número

Sección

Dossiê Temático