CONSTRUCTION OF RESEARCH CASES FOR THE PROMOTION OF CRITICAL THINKING IN CHEMISTRY CLASSES

Authors

  • Luiz Henrique Barros da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Erivanildo Lopes da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Welington Francisco Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v14e262020420-437

Keywords:

Investigative cases, Critical Thinking, Chemistry teaching.

Abstract

In science education, it is necessary to plan classes to promote Critical Thinking, with the objective of training young people to use scientific knowledge in their decision-making, overcoming naive beliefs and fallacious information present in the social environment. This research presents the analysis of an investigative case whose objective is to contribute to the expansion of Chemistry teaching practices that seek the development of Critical Thinking. The case was built from an educational design process and was analyzed in order to show some of its characteristics favorable to the development of Critical Thinking. It was observed, from the research process, that the case has the potential to generate empathy in students for telling a story that emerges from their realities, intensifying the subjects' engagement in decision making and, consequently, promoting Critical Thinking.

Author Biographies

  • Luiz Henrique Barros da Silva, Universidade Federal de Sergipe
    Professor Efetivo da Rede Estadual de Ensino da Bahia atuando no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (TUCANO-BA). Mestre em 2020 pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) sob orientação do professor Drº Erivanildo Lopes da Silva, desenvolvendo dissertação sobre Atividades Investigativas para mobilizar capacidades de Pensamento Crítico.
  • Erivanildo Lopes da Silva, Universidade Federal de Sergipe
    Com formação em Licenciatura Plena em Química pelo Centro Universitário Fieo (1997), Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2007), Doutorado em Filosofia, História e Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2014) e Pós-Doutorado em Didática das Ciências pela Universidade de Aveiro-PT (2018). Professor do Campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe no Curso de Licenciatura em Química. Professor e Investigador do Núcleo de Pós-Graduação em ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA), atuando principalmente nas seguintes linhas do Ensino de Ciências: (a) abordagem CTS na perspectiva Freiriana (linha de estudo oriunda do mestrado);( b) abordagem contextual, contribuições da História da Ciência para ensinar Ciência (linha de estudo oriunda do doutorado); (c) Pensamento Crítico e suas potencialidades para a Educação Científica (linha de estudo oriunda do Pós-Doutoramento).
  • Welington Francisco, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
    Bacharel (2008), licenciado (2011) em Química pelo Instituto de Química de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista. Conclui o mestrado em Química (2011) pela mesma instituição, onde trabalhei com processos de extração, separação, purificação e elucidação estrutural de Produtos Naturais e doutor em Química (2015) pela Universidade Federal de Goiás, com tese na área de ensino de Química. Atualmente, sou professor Adjunto II da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu, do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILCVN) e professor do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Gurupi. 

Published

2020-12-11

Issue

Section

Dossiê Temático