Participação, interatividade e diálogo de saberes em Flor de Ceibo projeto universitário mediado por las TIC no Uruguai

Autores/as

  • Dndª. Ana María Casnati (Universidad de la Republica-Uruguay)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v5e92012132-153

Palabras clave:

Interatividade, Universidade, Multirreferencialidade, Complexidade

Resumen

O Projeto Flor de Ceibo que funciona na orbita das Comissões Setoriais de Ensino (CSE), Investigação Cientifica (CSIC) e Extensão (SCEAM) da Universidad de la República, no Uruguai, esta integrado por um conjunto de docentes de diferentes disciplinas que trabalham com estudantes de diversas áreas. A partir das experiências vividas se elaboram reflexões acerca das mudanças que podem ser identificadas, desde a teoria da complexidade, em ambientes mediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Isto determina uma análise das práticas com um enfoque interdisciplinar, identificando-se questões emergentes no que se refere à subjetividade e a significação que a introdução massiva da tecnologia produz na realidade educativa atual. Utiliza-se de um marco epistêmico e uma metodologia que contribui para integrar conceitualmente diferentes planos de analise.

Biografía del autor/a

  • Dndª. Ana María Casnati (Universidad de la Republica-Uruguay)
    Docente del Proyecto Flor de Ceibo, Universidad de la Republica (Uy), Doctoranda no DMMDC, UFBA 

Publicado

2012-06-30

Número

Sección

Artigos Temáticos