Investigar a educação virtual através de uma experiência concreta, reflexões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e técnicas

Autores/as

  • Ana Claudia Rozo Sandoval Fundación Universitaria los Libertadores-Bogotá-Colombia
  • Javier Adolfo Peña Sánchez Fundación Universitaria los Libertadores-Bogotá-Colombia

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v5e9201251-66

Palabras clave:

Educação Virtual. Pesquisa educativa. Epistemologia

Resumen

O artigo apresenta os fundamentos da interelação entre questões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e técnicas da pesquisa “A educação virtual nas Instituições de Ensino Superior: uma proposta interpretativa”, financiada pela Fundação Universitária os Libertadores da Colômbia (2009-2010); aporta uma prudente reflexão no campo da pesquisa educativa no contexto da chamada Educação Virtual; identifica aspectos de análise que procuram contribuir com o rigor e a coerência nas práticas de construção de conhecimento neste tipo de pesquisas. A reflexão é oportuna diante da crise epistemológica contemporânea que levou a interpelar a natureza mesma da ciência, além da oportunidade de utilização dos conhecimentos que ela produz, nos sistemas que hoje se reconhecem ausentes de neutralidade.

Biografía del autor/a

  • Ana Claudia Rozo Sandoval, Fundación Universitaria los Libertadores-Bogotá-Colombia
    Investigadora principal del proyecto de la Fundación Universitaria los Libertadores. Actualmente bolsista CAPES, Doutoranda do Programa Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Universidade Federal da Bahia
  • Javier Adolfo Peña Sánchez, Fundación Universitaria los Libertadores-Bogotá-Colombia
    Co- investigador del proyecto de la Fundación Universitaria los Libertadores. Actualmente, Decano de la Facultad de Psicología de la misma institución. Bogotá – Colombia

Publicado

2012-06-30

Número

Sección

Artigos Temáticos