REDIMENSIONANDO LA FORMACIÓN DE PROFESORES Y EL HACER DOCENTE DESDE LA PEDAGOGÍA DE LA ESCUCHA

Autores/as

  • Niqueli Streck Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Carmen Silveira Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e212018135-153

Palabras clave:

Educación Infantil, Pedagogía de la escucha, Escucha de los niños, Formación de profesores, Artesanía docente

Resumen

Este artículo presenta reflexiones sobre cómo la escucha de los niños puede contribuir a repensar la formación inicial y continuada de maestros y consolidar la especificidad del hacer docente en la Educación Infantil. Con vistas a los objetivos del estudio, adopta una metodología interpretativa, que sigue principios del círculo hermenéutico. Comprende la docencia con niños como una práctica relacional, que se realiza desde el estar con los niños. Es, por lo tanto, un saber que se produce en contexto y que exige que los maestros aprendan a escuchar a los niños para que constituyan su modo artesanal de ser docente, su artesanía docente. Las conclusiones muestran que comprender lo que significa una Pedagogía de la Escucha es necesidad inmediata en sentido de apuntar proposiciones para la formación inicial y continuada de profesores, y redimensionar el hacer docente como un compromiso fundamental para pensar una Pedagogía de la Infancia.

Biografía del autor/a

  • Niqueli Streck Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutoranda em Educação na Linha Estudos sobre Infâncias, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2014). Graduada em Pedagogia-Supervisão escolar com habilitação em docência das Matérias Pedagógicas pela Universidade Luterana do Brasil (2007), possui Especialização em Família e proteção Social (Ulbra Cachoeira do Sul). Experiência como Pedagoga, Coordenadora de Educação Infantil, orientadora de estágios na Educação Infantil, estágio em Docência no Ensino Superior e professora visitante no curso de Especialização em Educação Infantil. Atualmente atua como professora da Educação Infantil da Escola Educar-se, desde o ano de 2015.Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos temas: infância, educação e pesquisa com crianças.
  • Maria Carmen Silveira Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), especialista em Alfabetização em Classes Populares pelo GEEMPA (1984) e em Problemas no Desenvolvimento Infantil pelo Centro Lidia Coriat (1995), mestre em Planejamento em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Pós-doutora pela Universitat de Vic, Catalunya, Espanha (2013). Atualmente é Professora Titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua como Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Estudos sobre as Infâncias e como Professora Colaboradora no Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul na Linha de Pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagens na Educação. Foi coordenadora do GT 07 - Educação de crianças de 0 a 6 anos, da Anped e participou do Comitê Científico da mesma entidade. É editora da Revista Pátio - Educação infantil e da Revista Infancialatinoamericana em colaboração com oito países. Participa como Comitê Editorial e avaliadora ad-hoc em outras revistas científicas. Atua no Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infância - GEIN e como Líder de Pesquisa no CLIQUE - Grupo de pesquisa em linguagens, Currículo e Cotidiano de bebês e crianças pequenas. Orienta teses e dissertações nos seguintes temas: educação básica, educação infantil, infância, formação de professores, creche, pré-escola e alfabetização. Participa do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB e participou como consultora de Currículo da COEDI/SEB/MEC entre 2008-2016.

Publicado

2018-07-31

Número

Sección

Dossiê Temático