REDIMENSIONING THE FORMATION OF TEACHERS AND THE TEACHING FROM THE LISTENING PEDAGOGY

Authors

  • Niqueli Streck Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Carmen Silveira Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e212018135-153

Keywords:

Infant Education, Listening pedagogy, Listening to children, Teacher formation, Teacher's crafts

Abstract

This article presents reflections on how listening to children can contribute to rethink the initial and permanent formation of teachers and to consolidate the specificity of teaching in Early Childhood Education. In order to reach the objectives of the study, it adopted an interpretative methodology, which follows paths close to the hermeneutical circle. It starts from the assumption that teaching with children is a relational practice that takes place since being with the children. Therefore, it is a knowledge that takes place in context and that requires teachers to learn to listen to children to constitute their craft way of teaching, their teaching craft. The conclusions show that understanding what a Listening Pedagogy means is an immediate need to point out propositions for the initial and permanent formation of teachers and to re-dimension the teaching as a fundamental commitment to think a Pedagogy of Childhood.

Author Biographies

  • Niqueli Streck Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutoranda em Educação na Linha Estudos sobre Infâncias, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2014). Graduada em Pedagogia-Supervisão escolar com habilitação em docência das Matérias Pedagógicas pela Universidade Luterana do Brasil (2007), possui Especialização em Família e proteção Social (Ulbra Cachoeira do Sul). Experiência como Pedagoga, Coordenadora de Educação Infantil, orientadora de estágios na Educação Infantil, estágio em Docência no Ensino Superior e professora visitante no curso de Especialização em Educação Infantil. Atualmente atua como professora da Educação Infantil da Escola Educar-se, desde o ano de 2015.Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos temas: infância, educação e pesquisa com crianças.
  • Maria Carmen Silveira Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), especialista em Alfabetização em Classes Populares pelo GEEMPA (1984) e em Problemas no Desenvolvimento Infantil pelo Centro Lidia Coriat (1995), mestre em Planejamento em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Pós-doutora pela Universitat de Vic, Catalunya, Espanha (2013). Atualmente é Professora Titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua como Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Estudos sobre as Infâncias e como Professora Colaboradora no Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul na Linha de Pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagens na Educação. Foi coordenadora do GT 07 - Educação de crianças de 0 a 6 anos, da Anped e participou do Comitê Científico da mesma entidade. É editora da Revista Pátio - Educação infantil e da Revista Infancialatinoamericana em colaboração com oito países. Participa como Comitê Editorial e avaliadora ad-hoc em outras revistas científicas. Atua no Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infância - GEIN e como Líder de Pesquisa no CLIQUE - Grupo de pesquisa em linguagens, Currículo e Cotidiano de bebês e crianças pequenas. Orienta teses e dissertações nos seguintes temas: educação básica, educação infantil, infância, formação de professores, creche, pré-escola e alfabetização. Participa do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB e participou como consultora de Currículo da COEDI/SEB/MEC entre 2008-2016.

Published

2018-07-31

Issue

Section

Dossiê Temático