LOS PRIMEROS RUDIMENTOS DE ARITMÉTICA QUE DEBE SABER EL NIÑO CRISTIANO: ANÁLISIS DE UN TRATADO PEDAGÓGICO PUBLICADO EN BAHÍA EL AÑO 1813

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v11e202017249-267

Palabras clave:

Historia de la Educación Matemática, Aritmética, Construcción de Número.

Resumen

Este texto tiene por objetivo analizar, bajo la perspectiva de la Historia de la Educación Matemática, las instrucciones aritméticas presentes en la obra Escola Nova, Christã, e Politica, Na qual se ensinão os primeiros rudimentos, que deve saber o Menino Christão, e se lhes dão regras para com facilidade, e em pouco tempo aprender a ler, escrever e contar.  En el año 1756, la obra del autor Francisco Luiz Ameno (1713-1793) fue registrada por el pseudónimo de D. Leonor Thomasia de Sousa e Silva. Este manual fue una de las primeras obras educativas impresas en la América portuguesa. El año 1813, el tratado traía innumerables prescripciones interrelacionadas a los preceptos cristianos, consideradas necesarias para el completo dominio de las letras, de los números y de la lengua portuguesa. En ese sentido, esta investigación se centra en identificar cómo el autor de la obra privilegió determinados conocimientos matemáticos, destacándosele las instrucciones metodológicas utilizadas en la construcción del número.

 

 

Biografía del autor/a

  • Giana Lange Amaral, Universidade Federal de Pelotas
    Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Pelotas (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1998), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Pós-doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014), Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa (2015). Em Pelotas, foi professora da rede privada,municipal e estadual de ensino (1986 a 2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Atua na Graduação e integra o corpo docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da FAE/UFPEL na linha Filosofia e História da Educação. É coordenadora do CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação) e líder do grupo CEIHE/CNPQ/UFPEL. É bolsista Produtividade CNPQ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, modernidade educacional, instituições educacionais, cultura escolar e urbana, educação no Rio Grande do Sul e Pelotas
  • Fernando Cezar Ripe, Universidade Federal de Pelotas
    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Membro do Centro de Estudo e Investigação em História da Educação (CEIHE/UFPel). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2011).  Especialista em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA (2006). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2004). Atuou como professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Faculdade de Educação (2010-2011). Atualmente é professor de Matemática na Rede Municipal de Educação em Porto Alegre (2011-atual).Temáticas de interesse: Filosofia e História da Educação (e) Matemática, em especial Literatura de Comportamento Social, século XVIII, teorizações foucaultianas, práticas educativas escolares e não-escolares.

Publicado

2017-12-14

Número

Sección

Dossiê Temático