CONSIDERACIONES SOBRE TRABAJO Y PROEJA EN EL CONTEXTO DE DOCUMENTOS LEGALES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e02016151-168

Palabras clave:

Educación Profesional, Documentos legales, PROEJA.

Resumen

El artículo tiene foco en documentos legales de la educación profesional validos en Brasil, también considerando el Programa Nacional de Integración de la Educación Profesional conla Educación Básica en la Modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos (PROEJA), así como la cuestión del trabajo. Por tener foco en la vinculación entre educaciónyel mundo del trabajo, se destaca la importancia de estudios enesas temáticas, pues muchos de los documentos todavía perciben esta relación de modo tecnicistay no emancipadora para los sujetos trabajadores estudiantes. El aporte de estudio teórico utilizado coge su base en Arroyo (2014), Lima Filho (2010) y Ribeiro (1999) en el análisis de diversos documentos legales del área de la Educación Profesional. Como resultados se apunta para las dicotomías y contradicciones que permean eses documentos, políticas públicas que influencianen la formación del trabajador.

Biografía del autor/a

  • Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina
    Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional e Magistério pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é vice-coordenadora do PPGE-UFSC e atuou como coordenadora do curso de Pedagogia (2002 a 2004), do curso de aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade e vice-coordenadora do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade. Compõe o comitê editorial das revistas Atos de Pesquisa, Revista Extensio/UFSC e Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. Coordena o projeto de pesquisa FUNDAMENTOS E AUTORES RECORRENTES DO CAMPO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL. Atualmente é professora Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorada pela Universidade do Estado da Bahia. Docente da área de didática, formação docente e Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa a Educação de Jovens e Adultos e seus elementos constitutivos: sujeitos, escolarização, políticas públicas e formação de professores. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em EJA - EPEJA.
  • Morgana Zardo von Mecheln, Universidade Federal de Santa Catarina
    Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tecnóloga em Gestão Comercial pelo SENAC. Atua, desde 2008, como tutora na Universidade Aberta do Brasil no curso de Administração ofertado pela UFSC. Pesquisa sobre Educação de Jovens e Adultos. Atualmente iniciou a graduação no curso de Pedagogia na UNIP.

Publicado

2016-11-24