CONSIDERATIONS ABOUT WORK AND PROEJA IN CONTEXTOF LEGAL DOCUMENTS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e02016151-168

Keywords:

Professional Education, Legal documents, PROEJA.

Abstract

The article discusses the legal documents of education in effect in Brazil, also considering the National Professional Education Program Integration with Basic Education in the Education of Youth and Adults Mode (PROEJA in Portuguese acronym) and the matter of work. Given the articulation between education and the world of work, we emphasize the importance of researches on these issues, because they are still perceived as technicistic and not emancipatory mode for student workers. The theoretical approach was based on Arroyo (2014), Lima Filho (2010) and Ribeiro (1999) to analyze several legal documents of the Professional Education area. As a result we point to dichotomies and contradictions that permeate these documents, as well as in public policies that influence the formation of worker.

 

Author Biographies

  • Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina
    Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional e Magistério pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é vice-coordenadora do PPGE-UFSC e atuou como coordenadora do curso de Pedagogia (2002 a 2004), do curso de aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade e vice-coordenadora do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade. Compõe o comitê editorial das revistas Atos de Pesquisa, Revista Extensio/UFSC e Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. Coordena o projeto de pesquisa FUNDAMENTOS E AUTORES RECORRENTES DO CAMPO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL. Atualmente é professora Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorada pela Universidade do Estado da Bahia. Docente da área de didática, formação docente e Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa a Educação de Jovens e Adultos e seus elementos constitutivos: sujeitos, escolarização, políticas públicas e formação de professores. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em EJA - EPEJA.
  • Morgana Zardo von Mecheln, Universidade Federal de Santa Catarina
    Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tecnóloga em Gestão Comercial pelo SENAC. Atua, desde 2008, como tutora na Universidade Aberta do Brasil no curso de Administração ofertado pela UFSC. Pesquisa sobre Educação de Jovens e Adultos. Atualmente iniciou a graduação no curso de Pedagogia na UNIP.

Published

2016-11-24