ENSEÑANZA PROFISIONAL TÉCNICA - ESTUDIO DE CASO: UNA PROPUESTA DE CURSO TÉCNICO DE LA RED E-TEC BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e0201666-83

Palabras clave:

Enseñanza Técnico Profesional, Red e-Tec, Propuesta de Enseñanza en la EaD.

Resumen

La evolución de las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) ha potencializado la Educación a Distancia (EaD). El programa Red e-Tec Brasil hice uso de eses aportes tecnológicos ofreciendo cursos técnicos de nivel medio, cambiando el perfil de la educación profesional brasileña. El objetivo de este estudio es proporcionar una nueva mirada para la educación profesional brasileña desde la EaD y del Programa da Red e-Tec Brasil, presentando el curso de formación de Técnico de Informática para Internet del programa de la Red e-Tec Brasil del Centro Federal de Educación Tecnológica de Minas Gerais (CEFET–MG). Esta investigación tiene naturaleza aplicada, exploratoria, descriptiva, bibliográfica, documental, estudio de caso y cualitativa y cuantitativa. Los resultados apuntan que los cursos ofrecidos en la modalidad EaD promovidos en el ámbito de la Red e-Tec, organizados en propuestas de enseñanza estructuradas, contribuyen para el crecimiento de la educación técnica profesional brasileña.

Biografía del autor/a

  • Adelson de Paula Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
    Lotado no Departamento de Computação do CEFET-MG Doutor na área de Ensino Mestre em Tecnologia  Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Infraestrutura de Redes, desenvolvimento de soluções na área de Tecnologia da Informação atuando principalmente nos seguintes segmentos: Educação Empreendedora, Inovação no Ensino Técnico, Ensino Técnico e Tecnológico, Projeto de Redes de Comunicação, Implementação de solução para desenvolvimento de ambientes de TI, Instalação de Aplicações para à área de Gestão Documental e ensino a distância. Desenvolve pesquisas na área de educação científica e empreendedora, ensino à distância, tecnologias de ensino e tecnologia da informação.
  • Viviane Sartori, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM-1994). Possui habilitação em Supervisão Escolar e Administração Escolar pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN-2000). Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-2012) e atualmente doutoranda do mesmo programa. Publicou trabalhos em anais de eventos científicos nacionais e internacionais e participou de produção em capítulos de livros direcionado à área de Gestão do Conhecimento e Educação. Tem 20 anos de experiência na área da educação presencial e a distância, atuando como docente de educação infantil e ensino fundamental, na coordenação pedagógica e em cursos de Educação na modalidade a Distância.

     

Publicado

2016-11-24