ENTRENAMIENTO PEDAGÓGICO Y ESTÉTICO EN LA ASIGNATURA DE ENTRENAMIENTO SUPERVISADO: APRENDIZAJENS DOCENTES DE ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS

Autores/as

  • Ana Cristina Moraes Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Bernadete Souza Porto Universidade Federal do Ceará - UECE
  • Rogério Adolfo Moura Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e172016270-291

Palabras clave:

Entrenamiento supervisado, Formación pedagógica, Educación estética, Aprendizaje docente.

Resumen

Este artículo refleja sobre experiencias de entrenamiento en la asignatura de Entrenamiento Supervisado realizadas en dos universidades públicas estaduales de Brasil – una ubicada en la región Nordeste y otra en Sudeste. Los análisis focalizan aprendizajes constituidas con experimentaciones estético-pedagógicas en la referida asignatura, las tomando como elementos esenciales para la formación integral y sensible de profesores. El texto se fundamenta en estudio bibliográfico de autores como Barreiros y Gebran (2006), Buriolla (2005), Farias et. al. (2008), Fazenda (1995), Imbernon (2009), Pimenta (2011; 2008), entre otros. También fue desarrollada investigación empírica de carácter cualitativo, involucrando observación participante, registros en diario de campo y entrevistas. Análisis revelan que la unidad teoría-práctica es percibida por los estudiantes en la asignatura referida, y que las experiencias presentadas articularon múltiplos saberes, como los estéticos, de prácticas de enseñanza, pedagógicas e inter-relacionales.

 

Biografía del autor/a

  • Ana Cristina Moraes, Universidade Estadual do Ceará - UECE
    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-SP. Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC.
  • Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    Doutorando em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão, Planejamento e Avaliação Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA); Graduado em Geografia (UVA). Graduado em Pedagogia (UECE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). Foi professor substituto da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), unidade da UECE, da área Teoria e Prática de Ensino. É, atualmente, professor efetivo da Rede Pública Municipal de Ensino de Itapipoca (Ceará).

  • Bernadete Souza Porto, Universidade Federal do Ceará - UECE
    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Graduada em Pedagogia Pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Foi Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, onde coordenou o grupo de pesquisa em Educação e Ludicidade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA; Atualmente é professora Adjunta IV da UFC, Departamento de Teoria e Prática de Ensino, onde leciona na Graduação as disciplinas Didática e Docência no Ensino Fundamental e na Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino. Coordenadora de projetos e acompanhamento curricular da UFC.
  • Rogério Adolfo Moura, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).  Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordenador de Ensino de Graduação (Licenciaturas) da Faculdade de Educação da UNICAMP. Orienta pesquisas de mestrado e doutorado. Tem diversas publicações envolvendo os temas juventude, arte, corpo e formação de professores. Atualmente é membro do OLHO (Laboratório de Estudos Audio-visuais) da UNICAMP e é vice-coordenador do Grupo de Pesquisas em Pedagogia Social (USP/UNICAMP).

Publicado

2016-08-12