DIÁLOGOS ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS Y EL ENTRENAMIENTO DE PROFESORES LECTORES

Autores/as

  • ELIANETH DIAS KANTHACK HERNANDES Universidade estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp Marília
  • RENATA JUNQUEIRA DE SOUZA Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -FCT Presidente Prudente
  • ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -FCT Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e182016401-416

Palabras clave:

Política Pública. Formación de lectores. Entrenamiento de professores. PNBE.

Resumen

Los grupos de investigación Formação de Professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário y Profissão Docente - Formação, Identidade e Representações Sociais, em la búsqueda por establecer un diálogo rentable e interdisciplinario tiene agregado, a su lista de estudios, las investigaciones en el área de la política nacional de lectura y política educacional en Brasil. En estudiar los desdoblamientos del Plan Nacional de Biblioteca en la Escuela (PNBE) y de relacionar los datos obtenidos con un mapeo de perfil de los alumnos en formación docente para actuación en el 1º nivel da educación básica y años/series iniciales de la Enseñanza Fundamental, procuramos ampliar los conocimientos sobre los efectos de diversas políticas públicas en el entrenamiento de profesores. La perspectiva que orienta este trabajo es que el diálogo entre diferentes grupos auxilian a ampliar los conocimientos sobre el objeto de investigación.

Biografía del autor/a

  • ELIANETH DIAS KANTHACK HERNANDES, Universidade estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp Marília
    Professora Assistente de Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Marília - RDIDP- lotada no Departamento de Administração e Supervisão Escolar. Com Doutorado em Educação (2008) e Mestrado (2003), ambos realizados no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Marília. Supervisora de Ensino aposentada, tendo atuado como professora de educação básica, Diretora de Escola e Supervisora de Ensino na rede Estadual de São Paulo durante 33 anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, capacitação, formação de gestores, ação supervisora e supervisores de ensino
  • RENATA JUNQUEIRA DE SOUZA, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -FCT Presidente Prudente

    Livre-docente no conjunto das disciplinas Conyeúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II, e Leitura e Literatura e Interpretação de textos no processo de formação de professores, Doutora em Letras.Mestre em Linguística e Letras pela UNESP/ Marília; Professora Doutora da UNESP-PP, professora visitante da Universidade do Minho/PT e professora colaboradora no Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

  • ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -FCT Presidente Prudente

    Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP. Membro do Conselho Editorial da revista Nuances (Presidente Prudente). Graduado em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1983), mestrado em Educação (1993) e doutorado em Educação (1998) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Estágio de pós-doutoramento em Sociologia da Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa, Portugal (2003/2004).

Publicado

2016-12-20

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua