LA PRODUCCIÓN CIENTÍFICA SOBRE LA EDUCACIÓN DE BEBÉS Y NIÑOS PEQUEÑOS EN EL CONTEXTO COLECTIVO DE LA GUARDERÍA

Autores/as

  • Eloisa Acires Candal Rocha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernanda Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v9e15201544-62

Palabras clave:

Educación Infantil, Producción Científica, Bebés, Niños pequeños.

Resumen

Este texto es un recorte de una investigación de maestría, cuya preocupación central fue profundizar los estudios sobre las prácticas pedagógicas con niños de 0 a 3 años de edad, analizando los indicativos para la enseñanza con bebés desde la producción científica brasileña producida entre los años de 2008 a 2011 en el banco de teses y disertaciones de CAPES. De esa manera, fue desarrollado un mapeo de la producción nacional que tenía como foco de preocupación la educación de niños de cero hasta tres años en el contexto de la Educación Infantil. De 48 trabajos, 13 constituyeron el corpus definitivo analizado. El objetivo de este texto es presentar los caminos del proceso de levantamiento de la producción y el análisis de las categorías definidas desde la emersión de temáticas que fueron privilegiadas en las investigaciones analizadas.

Biografía del autor/a

  • Eloisa Acires Candal Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina
    Eloisa Acires Candal Rocha concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas em 1999. Entre novembro de 2003 e outubro de 2004 realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Estudos da Criança - IEC - na Universidade do Minho, Portugal, no qual aprofundou estudos sobre a Sociologia da Infância e estudos da criança. No ano de 2011, entre os meses de agosto e dezembro realizou um estágio pós-doutoral na Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro sob supervião de Sônia Kramer, no qual buscou identificar bases históricas determinantes do processo de construção da profissão de professora de educação infantil, ou seja, localização das marcas da invenção desta profissão nas raízes da história da educação infantil no Brasil, entre o século XIX e XX. Atualmente é professora associada na Universidade Federal de Santa Catarina. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos científicos. É também autora de livros e capítulos em livros, além de co-editora da revista eletrônica Zero-a-Seis (www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis). Tem participado de diversos eventos no Brasil e no exterior. É orientadora de doutorado e de mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC na linha de Educação e Infância e Formaçao de Professores, orientando também trabalhos de iniciação cientifica na área de educação infantil, onde teve 1 trabalho premiado. Tem desenvolvido vários trabalhos de pesquisa, seja como coordenadora de projetos, seja como colaboradora. Atua como docente na área de educação tanto na formação inicial como continuada. Na pesquisa tem dado ênfase à educação infantil e em sua produçao acadêmica interagiu com mais de 50 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artístico-cultural são: educação infantil, formação de professores e docência em educaçao infantil, avaliação de processos educativos, currículo e pesquisa em educação educação infantil. Tem atuado como consultora ad-hoc para Capes e CNPq; foi membro do comitê científico da ANPEd (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação) por dois anos e coordenadora do GT Educação da Criança de 0 a 6 anos na mesma associação.Atuou como avaliadora de cursos de pedagogia e em comissões acadêmicas em nível de Pós-graduação strito senso (doutorado e mestrado) em diversas instituições de ensino do país, em diferentes programas de Pós-graduação. Atuou como coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN, grupo sediado no Centro de Ciências da Educação da UFSC, entre 2008 e 2010. Suas publicações mais recentes foram um capítulo no livro Educar na Infância da Editora Contexto e a organização conjunta do livro Educação Infanti: enfoques em diálogo da Editora Papirus.
  • Fernanda Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina
    É Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. É Mestra em Educação pela mesma universidade, na linha de pesquisa Educação e Infância (2014). É Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais também pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN) e do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (LITERALISE), ambos sediados no Centro de Ciências da Educação da UFSC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil, pesquisando os seguintes temas: práticas pedagógicas, educação de bebês e crianças bem pequenas (0 a 3 anos) no contexto da creche, análise da produção científica.

Publicado

2015-06-30