SCIENTIFIC PRODUCTION ON EDUCATION FOR INFANTS AND YOUNG CHILDREN IN THE CONTEXT OF NURSERY

Authors

  • Eloisa Acires Candal Rocha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernanda Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v9e15201544-62

Keywords:

Child Education, Scientific Production, Babies, Little Children.

Abstract

This text is an excerpt of a Master thesis, which had as central concern a detailed examination of the pedagogical practices with children aged 0-3 years old, analyzing the target for teaching babies from the Brazilian scientific production between the years of 2008 to 2011 on the bank of theses and dissertations of CAPES. We conducted a mapping of national production that had the focus on the education of children from birth to three years in the context of early childhood education, totaling 48 studies, and 13 of them were the final corpus analyzed. The objective of this text is presenting the ways of raising the production process and the analysis of the categories defined from the emergence of themes that were privileged in the analyzed research.

Author Biographies

  • Eloisa Acires Candal Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina
    Eloisa Acires Candal Rocha concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas em 1999. Entre novembro de 2003 e outubro de 2004 realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Estudos da Criança - IEC - na Universidade do Minho, Portugal, no qual aprofundou estudos sobre a Sociologia da Infância e estudos da criança. No ano de 2011, entre os meses de agosto e dezembro realizou um estágio pós-doutoral na Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro sob supervião de Sônia Kramer, no qual buscou identificar bases históricas determinantes do processo de construção da profissão de professora de educação infantil, ou seja, localização das marcas da invenção desta profissão nas raízes da história da educação infantil no Brasil, entre o século XIX e XX. Atualmente é professora associada na Universidade Federal de Santa Catarina. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos científicos. É também autora de livros e capítulos em livros, além de co-editora da revista eletrônica Zero-a-Seis (www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis). Tem participado de diversos eventos no Brasil e no exterior. É orientadora de doutorado e de mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC na linha de Educação e Infância e Formaçao de Professores, orientando também trabalhos de iniciação cientifica na área de educação infantil, onde teve 1 trabalho premiado. Tem desenvolvido vários trabalhos de pesquisa, seja como coordenadora de projetos, seja como colaboradora. Atua como docente na área de educação tanto na formação inicial como continuada. Na pesquisa tem dado ênfase à educação infantil e em sua produçao acadêmica interagiu com mais de 50 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artístico-cultural são: educação infantil, formação de professores e docência em educaçao infantil, avaliação de processos educativos, currículo e pesquisa em educação educação infantil. Tem atuado como consultora ad-hoc para Capes e CNPq; foi membro do comitê científico da ANPEd (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação) por dois anos e coordenadora do GT Educação da Criança de 0 a 6 anos na mesma associação.Atuou como avaliadora de cursos de pedagogia e em comissões acadêmicas em nível de Pós-graduação strito senso (doutorado e mestrado) em diversas instituições de ensino do país, em diferentes programas de Pós-graduação. Atuou como coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN, grupo sediado no Centro de Ciências da Educação da UFSC, entre 2008 e 2010. Suas publicações mais recentes foram um capítulo no livro Educar na Infância da Editora Contexto e a organização conjunta do livro Educação Infanti: enfoques em diálogo da Editora Papirus.
  • Fernanda Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina
    É Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. É Mestra em Educação pela mesma universidade, na linha de pesquisa Educação e Infância (2014). É Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais também pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN) e do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (LITERALISE), ambos sediados no Centro de Ciências da Educação da UFSC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil, pesquisando os seguintes temas: práticas pedagógicas, educação de bebês e crianças bem pequenas (0 a 3 anos) no contexto da creche, análise da produção científica.

Published

2015-06-30