DIFICULDADES NO ESTÁGIO DE REGÊNCIA EM UMA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e332024%25p

Palabras clave:

Ensino superior, Estágio supervisionado, Formação de educadores do campo

Resumen

O estágio supervisionado é uma etapa imprescindível para a formação acadêmica, inclusive para aqueles que cursam uma licenciatura. No entanto, carrega consigo uma série de dificuldades que precisam ser enfrentadas. O presente trabalho teve como objetivo identificar e discutir sobre as dificuldades enfrentadas pelos estagiários do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Ciências da Natureza, da Universidade do Piauí, no campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Para isso foi realizada a pesquisa documental nos relatórios de Estágio Supervisionado e outros arquivos do Curso. Os relatórios foram submetidos à análise de conteúdo. Muitas foram as dificuldades apontadas pelos estagiários na execução da regência: precariedade na estrutura física da escola, no comportamento dos alunos, o esvaziamento da sala de aula, dificuldades de aprendizagem, precariedade organizacional da escola, diversidade na faixa etária dos alunos e conflitos entre estagiários e alunos.

Biografía del autor/a

  • Elenilsa Helena da Conceição, Câmara Municipal de Santana do Piauí

    Licenciada em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza, pela Universidade Federal do Piauí e Licenciada em Pedagogia e Psicopedagogia pelo Instituto São Judas Tadeu. Agente pública de Santana do Piauí.

  • Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí

    Graduado em Física, Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, MG. Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes, RJ. É membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED, GT08 - Formação de Professores). É Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI), lotado no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, área Ciências da Natureza, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos, PI). Professor colaborador no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física, Pólo 65, do Instituto Federal do Piauí (IFPI, Picos, PI). É líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Física em Contexto, em Picos, PI. É integrante dos grupos: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Grupo de Pesquisa em Educação do Campo e Ensino de Ciências (LEDOC/CSHNB/UFPI/Picos, PI); Educação contextualizada, cultura e território (EDUCERE/PPGESA/UNEB/Juazeiro, BA). Coordena atualmente o projeto de extensão "Física na Comunidade" que busca a popularização do conhecimento físico em comunidades rurais do Semiárido piauiense. Tem experiência na área de Formação de Professores com enfoque em Ensino de Ciências/Física e Educação do Campo.

  • Tamaris Gimenez Pinheiro, Universidade Federal do Piauí

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005). Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Instituto de Biociências, Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Doutorado em Ciências Biológicas - Área Zoologia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Campus de Rio Claro/SP (2013). Atua como professora efetiva do curso de Licenciatura em Educação do Campo, Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí, campus Senador Helvídio Nunes de Barros, desenvolvendo pesquisas em ecologia e parasitologia de moluscos do semiárido, ensino de Ciências da Natureza e Zoologia, além de coordenar projetos de extensão voltados para o fortalecimento da agricultura familiar e melhoria do ensino de Ciências da Natureza.

Publicado

2024-06-30