EL PROCESO DE EVALUACIÓN DEL SISTEMA NACIONAL DE POSTGRADO IDENTIFICA CAPES Y LA DIFERENCÍA DE OTRAS AGENCIAS

Autores/as

  • Monica Maria Rebelo Velloso da Silveira Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação de IES (UFRGS, FURG, UFSM)
  • Ivan Rocha-Neto Universidade Católica de Brasília, também credenciado pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação de IES (UFRGS, FURG, UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e172016292-309

Palabras clave:

Capes, Sistema Nacional de Postgrado, Sistema de Evaluación, Pensamiento Sistémico.

Resumen

El texto es resultado de levantamiento de dos puntos de inflexión integrados, comentado por profesionales que vivieron estos momentos considerados relevantes para los éxitos obtenidos por las políticas trazadas por la Capes y para la formación de su cultura organizacional. Fue buscado presentar los acontecimientos bajo el punto de vista personal de los actores y colaboradores involucrados en los eventos, elucidando espacios generadores de conocimiento tácito, transmitido por la comunicación oral, característica que domina en la cultura de la Capes. En ese momento se ha iniciado otro ciclo con la implantación de la Plataforma Sucupira como base de referencia del Sistema Nacional de Postgrado.

 

Biografía del autor/a

  • Monica Maria Rebelo Velloso da Silveira, Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação de IES (UFRGS, FURG, UFSM)

    Trabalha da unidade de Gestão e Documentação da Capes, mestre em Sistemas de Informação pela The American University (EUA, 1993) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação de IES (UFRGS, FURG, UFSM)

  • Ivan Rocha-Neto, Universidade Católica de Brasília, também credenciado pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação de IES (UFRGS, FURG, UFSM)

    PhD em Eletrônica pela Universidade de Kent at Canterbury (Reino Unido, 1975). Docente-pesquisador do Mestrado em Gestão do Conhecimento e da TI da Universidade Católica de Brasília, também credenciado pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação de IES (UFRGS, FURG, UFSM).

     

Publicado

2016-08-12