OS LIMITES DO COTIDIANO NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v8e0201445-63Palavras-chave:
Cotidiano, Ensino de Matemática, Perspectiva Histórico-CulturalResumo
Este artigo busca apresentar as formas pelas quais o cotidiano é ressaltado na área da matemática nos primeiros anos da escolarização básica, a partir de dois documentos que se configuram como principais referências de orientação curricular nas escolas brasileiras: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (BRASIL, 1997) e Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL, 1998). A valorização do cotidiano no ambiente escolar traz reflexões acerca dos limites de um conhecimento na dimensão prático-utilitária para a apreensão dos conceitos matemáticos elaborados em sua máxima potencialidade lógico-histórica. Nossas análises indicam a necessidade de recuperarmos a dimensão instrutiva da escola, consolidando assim, uma proposta de educação matemática fundamentada na perspectiva histórico-cultural.
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