SCIENTIFIC, CRITICAL AND CREATIVE THINKING: UNDERSTANDING THEORETICAL FIELDS AND PURSUING THEIR INTERACTIONS

Authors

  • Edson José Wartha Universidade Federal de Sergipe
  • Edson José Santana dos Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v14e262020325-346

Keywords:

Scientific Thinking, Critical Thinking, Creative Thinking.

Abstract

The purpose of this paper is to present a reflective essay about dimensions, that emerged from an exercise of approximations and distances from three structures of thought used as theoretical frameworks to establish curricular parameters in school science. These structures are thoughtful, critical, scientific, and creative. Among these structures, we highlight the approximations, distances and, mainly, the interactions between them. As a result, we find overlaps and interactions between Scientific and Critical Thinking, Creative and Scientific Thinking and between Critical and Creative Thinking. These interactions must be highlighted so that intentional and systematic activities are implemented aimed at promoting scientific, critical and creative thinking for the integral training of students.

Author Biographies

  • Edson José Wartha, Universidade Federal de Sergipe
    Filho de agricultores de uma pequena localidade situada no interior do município de Salto Veloso (SC), iniciou sua carreira no magistério como professor da Educação Básica em uma escola rural multisseriada em 1992. Nesta escola trabalhou como professor das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental, além de merendeiro, faxineiro e diretor. Em 1994 deu início ao curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, SC), concluindo em 1998. Em 1999 atua como professor de Química na Educação Básica na cidade de Caçador (SC). Como uma "metamorfose ambulante", no ano de 2000 chega a grande metrópole, São Paulo (SP), onde deu início ao mestrado, só concluído em 2002, no programa Interunidades em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2004 inicia uma nova fase como professor na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e, em 2005 realiza seu primeiro concurso para docente em universidade pública, na UESC (Ilhéus, BA) onde atuou como docente até 2008 e definitivamente transformou-se em um cidadão nordestino. Como a metamorfose não para, em 2008 chega na Universidade Federal de Sergipe, onde permanece até o presente momento atuando como docente no Departamento de Química. Em 2011 torna-se pai de Maria Antônia (Sergipana e mulher nordestina), em 2013 concluí seu doutoramento na USP e, em 2014, passa a integrar o corpo docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS), vindo a estar na coordenação do PPGECIMA de 2017 até os dias atuais. Em 2018 deu início ao trabalho de organização de um doutorado em rede (RENOEN) na região nordeste junto a outros docentes de diferentes IES da região. No dia 04 de julho de 2020 a RENOEN foi aprovada no APCN-CAPES contando com a participação da UFS, UFAL, UESB, UFC, UEPB, UFRPE e IFCE na associação em rede. Como pesquisador, procura desenvolver pesquisas que tenham como foco a sala de aula em suas múltiplas dimensões: professor, estudante, material e recurso de ensino, condições e estruturas. Assim, posso destacar: - Argumentação em aulas de ciências; - Linguagem e cognição no ensino de ciências; - Construção e validação de testes de desempenho escolas; - Formação de professores e pensamento crítico. Atualmente é presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Química, coordenador do projeto de Residência Pedagógica (Química), coordenador do PPGECIMA, coordenador geral da RENOEN, professor, pai e esposo.
  • Edson José Santana dos Santos, Universidade Federal de Sergipe
    Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - UFS. Licenciado em Química pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2018). Técnico em Química pelo Instituto Federal de Sergipe - IFS (2014). Atua como Técnico em Química na Universidade Federal de Sergipe - UFS. Atuou como Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID (2014-2018), desenvolvendo projetos de pesquisa de ensino-aprendizagem em Química por meio de experimentação e feira de ciências.

Published

2020-12-11

Issue

Section

Dossiê Temático