O regime de comunicação da recepção estética do sublime e suas possibilidades entre os saberes e as práticas escolares
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v4e02011137-154Palavras-chave:
Recepção estética, Comunicação, Sublime, Educação, LyotardResumo
O objetivo desse trabalho consiste em discutir as possibilidades de se conceber, no tempo presente, a práxis educativa como portadora de uma dimensão estética em seus processos de transmissão e recepção dos saberes sistemáticos, como um meio de resistência política à racionalidade instrumental para a qual a reflexão sobre os sentidos dessa atividade tornou-se irrelevante. Para tanto, recorre-se à obra de Kant e de Jean François Lyotard, sobretudo às suas reflexões sobre a estética do sublime, com o intuito de analisar as possíveis correspondências entre a produção artística e a recepção estética e o processo comunicativo que compreende a relação pedagógica escolarizada, focalizando as implicações estéticas do ofício de ensinar que poderiam se tornar objetos da reflexão filosófica do professor.Downloads
Publicado
2011-11-22
Edição
Seção
Artigos
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