O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
A ENUNCIAÇÃO E O ENTRELUGAR DA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e33202485-104Keywords:
Escrita; Alfabetização; Enunciação; Cultura; Referências Pessoais.Abstract
O artigo revisita a pesquisa de Zasso (2008) que teve por tema a escrita no contexto da alfabetização escolar, abordada na perspectiva enunciativa do linguista Émile Benveniste (1988,1989) e na perspectiva da sociologia da cultura de Bhabha (1998). O propósito é mostrar que o mecanismo de produção de referências pessoais no ato de escrever é marcado pela singularidade de quem escreve. A coleta de dados aconteceu em oficinas de escrita com um grupo de crianças em processo de alfabetização de uma escola pública. A pesquisa permite afirmar que o ato de escrever é sempre conflituoso pela presença de reflexões, dúvidas, acertos, erros entre outros sobre a escrita e pelo fato de o sujeito que escreve constituir-se em um espaço intervalar, não-coincidente, do enunciado com a enunciação.
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