THE SCHOOLING OF PEOPLE WITH DISABILITIES AND SPECIAL NEEDS IN BRAZIL:

SEGREGATION AND CAPACITISM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e302022323-341

Keywords:

Schooling, Inclusion, Special Education, Segregation, Capacitism

Abstract

This article analyzed the relationship between the long history of segregation that people with disabilities experienced over time during their schooling processes in Brazil and Special Education, based on a case study in Ouro Preto/MG. In this analysis, we verified legal documents and public policies, in addition to enrollment data obtained from the Censo da Educação Básica between 2007 and 2020, which made it possible to perceive that APAE's performance in serving students with disabilities remains hegemonic, despite the transformations paradigms that occurred in Brazil and the increasing number of enrollments in other education networks. According to IBGE data from 2010 (revised in 2018), 6.7% of the population has some disability. There are about 14 million Brazilians, an expressive number, although it is not difficult to find discourses and attitudes that reinforce the exclusion of people with disabilities, reaffirming capable attitudes.

Author Biographies

  • Cintia Marques de Queiroz Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

    Possui  graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2022) na linha de pesquisa Desigualdades, Diversidades, Diferenças e Práticas Educativas Inclusivas - (DsPEI). Tem experiência na área de Geografia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e simbolismo, educação, escolarização da pessoa com deficiência, ensino especial, meio ambiente e ensino de geografia. Atualmente é docente da rede particular de ensino do município de Mariana, MG. 

  • Margareth Diniz, Universidade Federal de Ouro Preto

    Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Psicanalista, Professora Associada I de Psicologia da UFOP, Coordenadora do Observatório de Pesquisa Educacional CAPES/FAPEMIG e Líder do Grupo de pesquisa Caleidoscópio/ UFOP/CNPQ. Coordenadora do Programa de Pesquisa/extensão Caleidoscópio. Participa dos grupos de pesquisa sobre formação e condição docente - PRODOC - UFMG e do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância. (LEPSI-MG). Integra a Rede Internacional de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Política - RIPPEP - UFRGS e é uma das coordenadoras da RUEPSY- Rede Universitária Internacional de Estudos em Psicanálise e Educação. Participa da Associação Nacional de Pós-Graduação de Pesquisa em Educação (ANPEd) no GT 8 ? Formação docente. Integra o Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Educação - UFOP e o Programa de Pós-graduação em Direito - Mestrado - UFOP. Pesquisa temas do campo Psicanálise-Educação, especialmente relacionados à subjetividade, à inclusão de pessoas com necessidades específicas, à diversidade de gênero e sexualidade e à diferença. Busca interrogar a formação docente e as práticas educativas inclusivas a partir da subjetividade do/a pesquisador/a, do/a formador/a e do/a docente, utilizando o método clínico, a conversação e o cinema como dispositivos de formação. Considerando a educação como campo relacional, investiga a relação educativa professor/a - aluno/a, o adoecimento e o mal-estar docente, especialmente de mulheres-professoras. Investiga a relação com o saber, com o conhecimento e com a diferença em crianças, adolescentes e docentes. Concluiu o Pós-doutorado na PUC-MG em 2017, com o tema "Educação Inclusiva: Perspectivas e desafios da política inclusiva em MG", sob supervisão de Amaury Carlos Ferreira e concluiu o pós-doutorado vinculado à Faculdade de Educação - UFMG, por meio do edital PNPD - CAPES 2018-2019, com o tema "Princípios e dispositivos teórico-metodológicos para a formação docente e subjetividade", sob supervisão de Marcelo Ricardo Pereira. Integra a pesquisa internacional "Atenção a sujeitos com problemáticas sociais: ação educativa, intervenção clínica e trabalho social - Brasil, França e Argentina, por meio da Rede Universitária Internacional de Pesquisa em Psicanálise e Educação - RUEPSY. 

Published

2022-12-19

Issue

Section

Dossiê Temático