CONSTRUÇÃO DE CASO INVESTIGATIVO DE LABORATÓRIO PARA A PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM AULAS DE QUÍMICA

Autores

  • Luiz Henrique Barros da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Erivanildo Lopes da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Welington Francisco Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v14e262020420-437

Palavras-chave:

Casos investigativos, Pensamento Crítico, Ensino de Química.

Resumo

No ensino de Ciências, observa-se a necessidade de planejar aulas para promover o Pensamento Crítico, busca-se, com isso, formar jovens que utilizem conhecimentos científicos nas suas tomadas de decisão, superando crenças ingênuas e informações falaciosas presentes no meio social. Esta pesquisa apresenta a análise de caso investigativo e experimental, ou caso investigativo de laboratório, cujo objetivo é contribuir para a ampliação de práticas de ensino de Química que busquem a promoção do Pensamento Crítico. O caso foi construído a partir de um processo de design educacional e foi analisado a fim de mostrar algumas de suas características favoráveis ao desenvolvimento do Pensamento Crítico. Foi observado, a partir do processo de pesquisa, que o caso possui potencialidade para gerar empatia nos alunos uma vez que conta uma história que emerge de suas realidades, intensificando o engajamento dos sujeitos na tomada de decisão e, consequentemente, promovendo o Pensamento Crítico.

Biografia do Autor

  • Luiz Henrique Barros da Silva, Universidade Federal de Sergipe
    Professor Efetivo da Rede Estadual de Ensino da Bahia atuando no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (TUCANO-BA). Mestre em 2020 pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) sob orientação do professor Drº Erivanildo Lopes da Silva, desenvolvendo dissertação sobre Atividades Investigativas para mobilizar capacidades de Pensamento Crítico.
  • Erivanildo Lopes da Silva, Universidade Federal de Sergipe
    Com formação em Licenciatura Plena em Química pelo Centro Universitário Fieo (1997), Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2007), Doutorado em Filosofia, História e Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2014) e Pós-Doutorado em Didática das Ciências pela Universidade de Aveiro-PT (2018). Professor do Campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe no Curso de Licenciatura em Química. Professor e Investigador do Núcleo de Pós-Graduação em ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA), atuando principalmente nas seguintes linhas do Ensino de Ciências: (a) abordagem CTS na perspectiva Freiriana (linha de estudo oriunda do mestrado);( b) abordagem contextual, contribuições da História da Ciência para ensinar Ciência (linha de estudo oriunda do doutorado); (c) Pensamento Crítico e suas potencialidades para a Educação Científica (linha de estudo oriunda do Pós-Doutoramento).
  • Welington Francisco, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
    Bacharel (2008), licenciado (2011) em Química pelo Instituto de Química de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista. Conclui o mestrado em Química (2011) pela mesma instituição, onde trabalhei com processos de extração, separação, purificação e elucidação estrutural de Produtos Naturais e doutor em Química (2015) pela Universidade Federal de Goiás, com tese na área de ensino de Química. Atualmente, sou professor Adjunto II da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu, do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILCVN) e professor do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Gurupi. 

Downloads

Publicado

2020-12-11

Edição

Seção

Dossiê Temático