INTERFACES ENTRE PENSAMENTO CRÍTICO E EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA: PENSAR POR SI PRÓPRIO, DESAFIO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UM EDUCAR PELA PESQUISA

Autores

  • Mônica Wendhausen Prefeitura Municipal de Florianópolis - Secretaria de Educação

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v14e262020454-472

Palavras-chave:

Pensamento Crítico, Educação Emancipatória, Pensar por si próprio.

Resumo

Este artigo trata da apresentação de alguns resultados de um estudo realizado durante um processo de doutoramento a cerca da percepção de uma comunidade escolar sobre um projeto educativo que tem a pesquisa como princípio educativo. Neste ínterim, por meio entrevistas e análise documental realizadas, sob o alicerce paradigmático da fenomenologia existencial e do método dialético, colocou em mostração a interface entre pensamento crítico e educação emancipatória nas “falas” de alguns membros da comunidade escolar, demonstrando que a prática educativa realizada no projeto, desde a sua concepção a sua execução, não somente modificou a forma como professores e estudantes se relacionavam com o conhecimento mas, uma outra prática educativa que abriu a possibilidade da participação da comunidade no processo educativo na escola.

Biografia do Autor

  • Mônica Wendhausen, Prefeitura Municipal de Florianópolis - Secretaria de Educação
    Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1996); Mestre em Educação e Cultura UDESC (2005); Doutora do Programa de Pós- graduação em Educação (2015) PPGE/UDESC. Experiência profissional na área de Educação Básica, com ênfase em Orientação Educacional, atuando principalmente a partir das seguintes temáticas:Currículo escolar; Aprendizagem Ativa; Pesquisa como princípio educativo; Inclusão escolar; Tecnologias digitais e Educação; Prática Educativas inovadoras; Educação Sexual; Formação de Professores/as. Principais atuações profissionais: Atuou como coordenadora, articuladora e implementação de projetos de formação de professores/as na área estratégica educação a distância, na Gerência de Formação Permanente GEPE/SME/ Prefeitura de Florianópolis; como representante da UNDIME/SC, atuou como supervisora do Curso Lato-sensu de Coordenação Pedagógica, UFSC/UNDIME/SED, como também como supervisora no Curso de Fortalecimento de Conselhos Escolares - UFSC/MEC,programas que fazem parte da Política Nacional de Formação de professores da Educação Básica. Hoje atua como orientadora educacional na EBM. ADOTIVA LIBERATO VALENTIM ( no momento afasta para doutoramento), onde coordena o Projeto Aprender a conhecer: pesquisar de corpo inteiro; membro do Grupo de pesquisa EDUSEX. CnPq/CAPES/MEC, sob Coordenação da Prof. Sônia Melo.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Edição

Seção

Dossiê Temático