PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: COMPLEMENTARIDADE E NECESSIDADE FRENTE À COVID-19

Autores

  • Themys de Cassia Moura de Carvalho Secreatraia de Educação do Estado do Maranhão
  • Leandro da Silva Almeida Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v14e262020289-307

Palavras-chave:

Desenvolvimento de criatividade, Desenvolvimento de pensamento crítico, Competências transversais, Ensino a distância, Autorregulação da aprendizagem.

Resumo

O pensamento crítico e a criatividade compartilham inúmeras características, como ferramentas educacionais muito úteis em uma sociedade como a atual, na qual o mero conhecimento convencional do currículo escolar não é mais suficiente para integrar-se a uma variedade de campos profissionais e setores sociais. Nesse sentido, é necessário e urgente treinar os alunos para desenvolver um espírito questionador, crítico e investigativo, ao mesmo tempo que comprometido e solidário com a sustentabilidade global. Além disso, está a recente crise do Covid-19, que teve um impacto devastador na educação, o que trouxe para o primeiro plano a necessidade de promover a autorregulação dos alunos na sua aprendizagem em casa.

Biografia do Autor

  • Themys de Cassia Moura de Carvalho, Secreatraia de Educação do Estado do Maranhão
    Professora
  • Leandro da Silva Almeida, Universidade do Minho
    Instituto de Educação

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Publicado

2020-12-11

Edição

Seção

Dossiê Temático