Aprendizagem mediada por computador: metodologia para desenvolvimento e aplicação de um software de simulação na formação de gestores em sistemas locais de produção

Autores

  • Dndº. Jader Cristiano Magalhaes Albuquerque (UNEB) UNEB
  • Dr. Renelson Ribeiro Sampaio (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v5e9201288-110

Palavras-chave:

Aprendizagem mediada por computador, simulação computacional, software educacional, formação de gestores públicos, Sistemas Locais de Produção, modelagem computacional.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir sobre o processo de aprendizagem por simulação computacional, mais especificamente trata do desenvolvimento e modelagem de um software que pode ser aplicado na formação e aperfeiçoamento de gestores públicos. Apresenta inicialmente o referencial sobre o uso de softwares na educação e suas categorizações. Em seguida descreve o objeto da simulação específica que são os Sistemas Locais de Produção (SLP), posteriormente discute sobre as etapas de construção do modelo computacional que permitiu elaborar a respectiva simulação e conclui apontando o potencial de mediação da ferramenta para a formação e aperfeiçoamento de gestores públicos, na área dos SLPs.

Biografia do Autor

  • Dr. Renelson Ribeiro Sampaio (UFBA)
    Faculdade SENAI Cimatec

Downloads

Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

Artigos Temáticos