Utilizando o Moodle para avaliar o desenvolvimento da habilidade de visualização espacial em alunos que participaram de curso sobre BIM
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v5e9201267-87Palavras-chave:
Building Information Modeling (BIM), Análise cognitiva. Testes de visualização espacial, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Ambiente Atual de Aprendizagem (AAA)Resumo
Este trabalho apresenta e discute uma proposta de implementação de testes para serem aplicados com alunos de engenharia civil objetivando avaliar o desenvolvimento das suas habilidades de visualização espacial após terem participado de um curso sobre Modelagem da Informação da Construção (BIM). São identificadas ações cognitivas que ocorrem durante o processo de projetação arquitetônica e as alterações que o trabalho com a BIM proporciona. São revisados testes consagrados de avaliação da capacidade de visualização espacial individual. Propõe-se a implementação dos testes no módulo “questionário on line” do moodle, baseados na adaptação de quatro testes já consagrados. Unindo revisão bibliográfica sobre os temas discutidos e apresentando proposta de aplicações práticas, pretende-se contribuir com o avanço das pesquisas nas áreas da BIM e da educação a distância, aprofundando aspectos da plasticidade cognitiva humana.Downloads
Publicado
2012-06-30
Edição
Seção
Artigos Temáticos
Licença
Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.