Utilizando o Moodle para avaliar o desenvolvimento da habilidade de visualização espacial em alunos que participaram de curso sobre BIM

Autores

  • Dndª. Érica de Sousa Checcucci (UNIVASF) UNIVASF / DMMDC
  • Dr. Dante Augusto Galeffi (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v5e9201267-87

Palavras-chave:

Building Information Modeling (BIM), Análise cognitiva. Testes de visualização espacial, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Ambiente Atual de Aprendizagem (AAA)

Resumo

Este trabalho apresenta e discute uma proposta de implementação de testes para serem aplicados com alunos de engenharia civil objetivando avaliar o desenvolvimento das suas habilidades de visualização espacial após terem participado de um curso sobre Modelagem da Informação da Construção (BIM). São identificadas ações cognitivas que ocorrem durante o processo de projetação arquitetônica e as alterações que o trabalho com a BIM proporciona. São revisados testes consagrados de avaliação da capacidade de visualização espacial individual. Propõe-se a implementação dos testes no módulo “questionário on line” do moodle, baseados na adaptação de quatro testes já consagrados.  Unindo revisão bibliográfica sobre os temas discutidos e apresentando proposta de aplicações práticas, pretende-se contribuir com o avanço das pesquisas nas áreas da BIM e da educação a distância, aprofundando aspectos da plasticidade cognitiva humana. 

Biografia do Autor

  • Dndª. Érica de Sousa Checcucci (UNIVASF), UNIVASF / DMMDC
    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA(1996) e mestrado em Arquitetura, Critica e Projeto pela Universidad Politecnica de Cataluña (1999). Desde 2004 é professora assistente vinculada ao Colegiado de Engenharia Civil da Universidade Federal do Vale do São Francisco, onde atua na área de Expressão Gráfica. Tem experiência na área de Planejamento e Projetos da Edificação, tendo trabalhado principalmente com informática aplicada ao projeto de arquitetura e engenharia. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós Graduação Multidisciplinar e Multiinstitucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC) onde desenvolve a pesquisa "MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO (BIM): conceitos, representações e ferramentas no ensino de Engenharia.
  • Dr. Dante Augusto Galeffi (UFBA)
    Professor e coordenador do DMMDC, com sede na FACED/UFBA

Downloads

Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

Artigos Temáticos