A autonomia tecnológica nos processos de formação: oferta curricular semi-presencial em cursos presenciais de graduação

Autores

  • Dndº. Marcus Túlio de Freitas Pinheiro (UNEB) Universidade do Estado da Bahia
  • Dndª. Kathia Marise Borges Sales (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v5e9201234-50

Palavras-chave:

Tecnologia, Educação a distancia, Autonomia

Resumo

O presente trabalho apresenta e analisa a experiência da Universidade do Estado da Bahia - UNEB com a implantação de componentes curriculares na modalidade a distancia em seus cursos presenciais, associando essa experiência à possibilidade de criação e manutenção de objetos de aprendizagem emergentes da condição formativa de superação do contexto utilitário para o contexto de composições digitais baseadas na autonomia tecnológica. Desenvolve reflexões sobre os processos formativos desenvolvidos no ensino superior, relacionando as demandas contemporâneas de formação, o uso das TIC e o desenvolvimento da autonomia tecnológica. 

Biografia do Autor

  • Dndª. Kathia Marise Borges Sales (UNEB)
    Docente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Pedagoga, Mestre em Mídia e Conhecimento (UFSC) e Doutoranda em Difusão do Conhecimento – DMMDC (UFBA/UNEB/UEFS/IFBA/LNCC/SENAI)

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Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

Artigos Temáticos