PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO: ENTENDENDO CAMPOS TEÓRICOS E PERSEGUINDO SUAS INTERAÇÕES

Autores

  • Edson José Wartha Universidade Federal de Sergipe
  • Edson José Santana dos Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v14e262020325-346

Palavras-chave:

Pensamento Científico, Pensamento Crítico, Pensamento Criativo.

Resumo

A proposta deste estudo é apresentar uma reflexão crítica sobre dimensões que emergiram a partir de um exercício de aproximações e distanciamentos de três estruturas de pensamento utilizadas como marcos teóricos para estabelecer parâmetros curriculares na ciência escolar. Essas estruturas são os pensamentos crítico, científico e criativo. A partir destas estruturas, destacamos as aproximações, distanciamentos e, principalmente, as interações entre elas. Como resultado, encontramos sobreposições e interações entre Pensamento Científico e Crítico, Pensamento Criativo e Científico e entre Pensamento Crítico e Criativo. Estas interações devem ser evidenciadas de modo que sejam implementadas atividades intencionais e sistemáticas dirigidas à promoção do pensamento científico, crítico e criativo para a formação integral dos estudantes.

Biografia do Autor

  • Edson José Wartha, Universidade Federal de Sergipe
    Filho de agricultores de uma pequena localidade situada no interior do município de Salto Veloso (SC), iniciou sua carreira no magistério como professor da Educação Básica em uma escola rural multisseriada em 1992. Nesta escola trabalhou como professor das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental, além de merendeiro, faxineiro e diretor. Em 1994 deu início ao curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, SC), concluindo em 1998. Em 1999 atua como professor de Química na Educação Básica na cidade de Caçador (SC). Como uma "metamorfose ambulante", no ano de 2000 chega a grande metrópole, São Paulo (SP), onde deu início ao mestrado, só concluído em 2002, no programa Interunidades em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2004 inicia uma nova fase como professor na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e, em 2005 realiza seu primeiro concurso para docente em universidade pública, na UESC (Ilhéus, BA) onde atuou como docente até 2008 e definitivamente transformou-se em um cidadão nordestino. Como a metamorfose não para, em 2008 chega na Universidade Federal de Sergipe, onde permanece até o presente momento atuando como docente no Departamento de Química. Em 2011 torna-se pai de Maria Antônia (Sergipana e mulher nordestina), em 2013 concluí seu doutoramento na USP e, em 2014, passa a integrar o corpo docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS), vindo a estar na coordenação do PPGECIMA de 2017 até os dias atuais. Em 2018 deu início ao trabalho de organização de um doutorado em rede (RENOEN) na região nordeste junto a outros docentes de diferentes IES da região. No dia 04 de julho de 2020 a RENOEN foi aprovada no APCN-CAPES contando com a participação da UFS, UFAL, UESB, UFC, UEPB, UFRPE e IFCE na associação em rede. Como pesquisador, procura desenvolver pesquisas que tenham como foco a sala de aula em suas múltiplas dimensões: professor, estudante, material e recurso de ensino, condições e estruturas. Assim, posso destacar: - Argumentação em aulas de ciências; - Linguagem e cognição no ensino de ciências; - Construção e validação de testes de desempenho escolas; - Formação de professores e pensamento crítico. Atualmente é presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Química, coordenador do projeto de Residência Pedagógica (Química), coordenador do PPGECIMA, coordenador geral da RENOEN, professor, pai e esposo.
  • Edson José Santana dos Santos, Universidade Federal de Sergipe
    Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - UFS. Licenciado em Química pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2018). Técnico em Química pelo Instituto Federal de Sergipe - IFS (2014). Atua como Técnico em Química na Universidade Federal de Sergipe - UFS. Atuou como Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID (2014-2018), desenvolvendo projetos de pesquisa de ensino-aprendizagem em Química por meio de experimentação e feira de ciências.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Edição

Seção

Dossiê Temático