ITINERÁRIO DE UMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO USO DA HISTÓRIA ORAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v14e252020167-185

Palavras-chave:

História oral, Memória, Educação, Marlene Soccas.

Resumo

Neste artigo, discorremos sobre o uso da história oral como metodologia de pesquisa na área da educação, a partir de um estudo acerca do processo de formação política de esquerda de Marlene Soccas, que iniciou sua militância no período da Ditadura Civil-Militar no Brasil e continua militando até a atualidade. Para tanto, tecemos algumas considerações teórico-metodológicas sobre a história oral, descrevemos o processo das entrevistas e procuramos refletir a respeito de algumas implicações éticas inerentes a uma investigação no campo qualitativo.

Biografia do Autor

  • Rose Méri Nietto, Universidade do Extremo Sul Catarinense
    Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Giani Rabelo, Universidade do Extremo Sul Catarinense
    Programa de Pós-Graduação em Educação

Downloads

Publicado

2020-08-26

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua