MATEMÁTICA E LUDICIDADE: CAMINHOS POSSÍVEIS NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v14e252020186-207Palavras-chave:
Matemática, Ludicidade, Ensino Fundamental, Aprendizagem, Desenvolvimento.Resumo
Este estudo traz considerações de docentes e discentes dos anos iniciais do ensino fundamental acerca da relevância da ludicidade como uma ferramenta potencializadora da aprendizagem na área da matemática. Trata-se de um estudo exploratório, embasado na concepção de aprendizagem e desenvolvimento da perspectiva sócio-histórica de Vigotski, que objetivou analisar se a ludicidade está inserida na práxis pedagógica dos docentes e suas respectivas opiniões sobre o uso do lúdico especificamente na área da matemática. Quanto aos discentes, buscou-se compreender suas concepções referentes ao “aprender matemática”: suas opiniões e expectativas sobre a inserção da ludicidade a esta disciplina. Nesse caminho foram obtidos resultados significativos, que corroboram a relevância da ludicidade como facilitadora da aprendizagem da disciplina matemática.Downloads
Publicado
2020-08-26
Edição
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Artigos de Demanda Contínua
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