MATEMÁTICA E LUDICIDADE: CAMINHOS POSSÍVEIS NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo Universidade Federal de Goiás (Faculdade de Educação da UFG)
  • Chirley Dias Gomes Faculdade Multivix Cariacica
  • Kamilla Azevedo Ferreira Faculdade Multivix- Cariacica
  • Rogério Drago Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v14e252020186-207

Palavras-chave:

Matemática, Ludicidade, Ensino Fundamental, Aprendizagem, Desenvolvimento.

Resumo

Este estudo traz considerações de docentes e discentes dos anos iniciais do ensino fundamental acerca da relevância da ludicidade como uma ferramenta potencializadora da aprendizagem na área da matemática. Trata-se de um estudo exploratório, embasado na concepção de aprendizagem e desenvolvimento da perspectiva sócio-histórica de Vigotski, que objetivou analisar se a ludicidade está inserida na práxis pedagógica dos docentes e suas respectivas opiniões sobre o uso do lúdico especificamente na área da matemática. Quanto aos discentes, buscou-se compreender suas concepções referentes ao “aprender matemática”: suas opiniões e expectativas sobre a inserção da ludicidade a esta disciplina. Nesse caminho foram obtidos resultados significativos, que corroboram a relevância da ludicidade como facilitadora da aprendizagem da disciplina matemática.

Biografia do Autor

Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Universidade Federal de Goiás (Faculdade de Educação da UFG)

Doutor em Educação-PPGE/ UFES

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

Mestre em Educação- PPGE/UFES

Licenciado em Ciências Biológicas-UFES

Licenciado em Pedagogia

Pesquisador do Gepei-UFES

Chirley Dias Gomes, Faculdade Multivix Cariacica

Licenciada em Pedagogia- Faculdade Multivix- Cariacica

Kamilla Azevedo Ferreira, Faculdade Multivix- Cariacica

Licenciada em Pedagogia-Faculdade Multivix (Cariacica/ES).

Rogério Drago, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui pós-doutorado em Educação (PPGE/CEUFES). É Doutor em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio e Mestre em Educação (PPGE/CE/UFES). É Graduado em pedagogia pela UFES. É professor Associado do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o GEPEI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Inclusão.

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Publicado

2020-08-26

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua