DOCÊNCIA E TUTORIA NO ENSINO À DISTÂNCIA EM SAÚDE INDÍGENA: UM ENSAIO FENOMENOLÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v13e242019428-445

Palavras-chave:

Saúde Indígena. Docente. Tutoria. Educação a Distância. Fenomenologia.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo investigar o modo de apreensão de conhecimentos que docentes e tutores desenvolvem no curso de especialização em saúde indígena da Universidade Federal de São Paulo. Tomamos alguns caminhos iluminados pela fenomenologia, enquanto teoria e método, considerando os atos sensíveis daqueles sujeitos e seus objetos no contexto do ensino a distância. Logramos, ao menos, refletir sobre determinados elementos implicados na significação da intencionalidade, da intuição e da imaginação no âmbito disciplinar e pedagógico do curso. 

Biografia do Autor

  • Maurici Tadeu Ferreira Santos, Universidade Federal de São Paulo Unifesp

    Mestre e Doutor em Ciências. Departamento de Medicina Preventiva Programa Saúde Coletiva

    Professor Orientador do Curso de Especialização em Saúde Indígena do Projeto Xingu da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP / Escola Paulista de Medicina – EPM.

    email: [email protected]

  • Lavinia Santos Oliveira, Universidade Federal de São Paulo UNIFESP e Escola Paulista de Medicina EPM
    Professora e Coordenadora Adjunta do Curso de Especialização em Saúde Indígena da Unidade de Saúde e Meio Ambiente – Departamento de Medicina Preventiva - da Universidade Federal de São Paulo –Unifesp, vinculado à Universidade Aberta do SUS – UNASUS e Universidade Aberta do Brasil – UAB. 

Downloads

Publicado

2019-12-13

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua