A ARTESANIA, O DIÁLOGO E A COOPERAÇÃO: UMA PERSPECTIVA PARA A DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Carolina Gobbato Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Maria Carmen Silveira Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v13e242019350-365

Palavras-chave:

Educação Infantil. Didática. Formação de professores.

Resumo

O texto tem como objetivo refletir sobre uma docência artesanal na Educação Infantil a partir de três conceitos redimensionados pelo sociólogo norte-americano Richard Sennett: artesania, cooperação e dialogia. Ao transpor os conceitos do mundo do trabalho, ampliando-os para pensar as ações pedagógicas da Educação Infantil, é possível construir uma interessante discussão, rompendo com os binarismos da formação docente, como teoria x prática, sensível x racional, técnico x artístico, crítico x instrumental. A reflexão é feita a partir de material empírico recortado de uma pesquisa que envolveu a realização de entrevistas com pesquisadores brasileiros e italianos sobre as relações entre a Didática e a Educação Infantil no ano de 2018. Considera-se que a compreensão de um professor artesão, que tece as práticas com as crianças a partir de uma relação de cooperação e dialogia, constitui uma perspectiva potente para pensarmos em didática na Educação Infantil.

Biografia do Autor

  • Carolina Gobbato, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Professora Assistente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) na Unidade da UERGS Litoral Norte/Osório. Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Linguagens, Currículo e Cotidiano de bebês e crianças pequenas (CLIQUE), do Grupo de Estudos de Educação Infantil e Infâncias (GEIN) e do Grupo Educação, Formação Docente e Aprendizagens.

  • Maria Carmen Silveira Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutora pela Universitat de Vic (Catalunha, Espanha), Doutora em Educação, Orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, na linha de pesquisa Estudos sobre as infâncias. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Linguagens, Currículo e Cotidiano de bebês e crianças pequenas (CLIQUE) e Pesquisadora do Grupo de Estudos de Educação Infantil e Infâncias (GEIN).

Downloads

Publicado

2019-12-13

Edição

Seção

Dossiê Temático