A ARTESANIA, O DIÁLOGO E A COOPERAÇÃO: UMA PERSPECTIVA PARA A DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v13e242019350-365Palavras-chave:
Educação Infantil. Didática. Formação de professores.Resumo
O texto tem como objetivo refletir sobre uma docência artesanal na Educação Infantil a partir de três conceitos redimensionados pelo sociólogo norte-americano Richard Sennett: artesania, cooperação e dialogia. Ao transpor os conceitos do mundo do trabalho, ampliando-os para pensar as ações pedagógicas da Educação Infantil, é possível construir uma interessante discussão, rompendo com os binarismos da formação docente, como teoria x prática, sensível x racional, técnico x artístico, crítico x instrumental. A reflexão é feita a partir de material empírico recortado de uma pesquisa que envolveu a realização de entrevistas com pesquisadores brasileiros e italianos sobre as relações entre a Didática e a Educação Infantil no ano de 2018. Considera-se que a compreensão de um professor artesão, que tece as práticas com as crianças a partir de uma relação de cooperação e dialogia, constitui uma perspectiva potente para pensarmos em didática na Educação Infantil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.