O CUIDADO DE BEBÊS EM UMA CRECHE PÚBLICA EM MACEIÓ/AL: RACIONALIZANDO O CUIDADO E O AFETO
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v13e242019378-397Palavras-chave:
Cuidado. Creche. Estudos feministas. Trabalho docente.Resumo
O presente texto tem por tema o cuidado de bebês de 0 a 2 anos em espaço institucional de Educação Infantil. Apresentamos, como elementos de pesquisa, os estudos etnográficos realizados em uma instituição pública municipal na periferia da cidade de Maceió/AL em condições precárias. Foram analisados os saberes e afetos presentes nos discursos de uma professora e dos auxiliares de creche municipal sobre as práticas de cuidado como forma de compreender o lugar docente na divisão da atividade de cuidar na instituição. Para tanto, empreendemos um diálogo teórico com os estudos feministas e os discursos que transitam no espaço do berçário. Analisamos as ações e os discursos dos adultos que trabalham em um berçário, expondo o cuidado dos bebês e crianças pobres pela perspectiva da professora e dos auxiliares, delineando aspectos do saber relacionado ao afeto e à relação cuidado/educação, com foco nas relações no/do berçário.
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