SINOPSE ESTATÍSTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O LUGAR DOS ALUNOS COM ALTA CAPACIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v13e242019480-496

Palavras-chave:

Educação Especial. Alta Capacidade. Censo Escolar.

Resumo

Alunos com Alta Capacidade são considerados alunos da Educação Especial, no Brasil. É importante conhecer a distribuição geográfica desse público para que políticas públicas sejam adotadas de maneira eficiente, visando ao seu pleno desenvolvimento.  O objetivo do estudo foi verificar e analisar os dados oficiais sobre matrículas de alunos com Alta Capacidade, de 2018, no Brasil, disponíveis no Censo Escolar. Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa documental de método misto. Os resultados apontaram um baixo número de matrículas em todas as regiões e estados brasileiros, e foram constatadas diferenças entre locais com e sem atendimento específico para o alunado com Alta Capacidade. Diante desse resultado, inferiu-se que uma das razões para a baixa incidência de identificação de alunos seja a carência na formação docente, dada a baixa oferta de disciplinas em cursos de licenciatura e de cursos de especialização voltados para Alta Capacidade.

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Publicado

2019-12-13

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua