PIBID PEDAGOGIA: ESPAÇO PARA FORMAÇÃO APRENDIZAGEM E REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS NO CAMPO SOCIOAMBIENTAL

Autores

  • Maria das Graças da Silva Universidade do Estado do Pará http://orcid.org/0000-0002-0614-4852
  • Rejane Pinheiro Chaves Pinheiro Chaves Universidade do Estado do Pará
  • Jessyca Moraes de Oliveira Moraes de Oliveira Universidade do Estado do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v13e232019109-121

Palavras-chave:

Inserção socioambiental. Pibid Pedagogia. Formação Inicial de Professores.

Resumo

Trata-se da ambientalização no contexto de uma experiência acadêmica de formação inicial de professores. Visa a analisar um repertório de práticas educativas que integraram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvidas por meio do subprojeto licenciatura em Pedagogia, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus Belém. A inserção socioambiental configura-se por meio de atividades pedagógicas e ações formativas que buscam contribuir para uma compreensão crítica das relações sociedade-natureza e a transformação da percepção de alunos e alunas desse curso, e a sensibilização de alunos e alunas do Ensino Fundamental em relação aos seus espaços de vivências. As ações estiveram pautadas por uma abordagem interdisciplinar, dialógica, participativa e dinamizadas no interior da UEPA e em uma escola, na área periférica da cidade. Narrativas de bolsistas e avaliações das ações inferem que a participação no subprojeto foi um diferencial e um alargamento na sua formação docente.

Biografia do Autor

Maria das Graças da Silva, Universidade do Estado do Pará

Professora Adjunto IV, vinculada ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Educação.

Rejane Pinheiro Chaves Pinheiro Chaves, Universidade do Estado do Pará

Acadêmico do Curso de Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e voluntária do  PIBID/CAPES.

Jessyca Moraes de Oliveira Moraes de Oliveira, Universidade do Estado do Pará.

Acadêmico do Curso de Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e voluntária do PIBID/CAPES

Downloads

Publicado

2019-09-11

Edição

Seção

Dossiê Temático