REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA SOBRE AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE COM FOCO NO ENSINO JURÍDICO

Autores

  • Flávia Eliana de Melo Colucci Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP)/ Campus de Tupã-SP.
  • Angélica Góis Morales Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP)/ Campus de Tupã-SP. http://orcid.org/0000-0003-0756-2148
  • Cristiane Hengler Corrêa Bernardo Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP)/ Campus de Tupã-SP.

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v13e232019122-141

Palavras-chave:

Ambientalização Curricular. Educação para a sustentabilidade. Ensino jurídico ambiental. Educação ambiental. Formação ambiental.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a produção sobre ambientalização curricular no Ensino Superior do Brasil e do exterior, entre os anos de 2012 e 2018, com foco no ensino jurídico. Nesse contexto realizou-se, por meio da revisão bibliográfica sistemática, uma busca nas bases de dados de pesquisas acadêmicas com o auxílio do software Start. Chegou-se a um resultado de 25 artigos que abordam a importância de ter um currículo ambientalizado. Contudo, esta revisão concluiu que o processo de ambientalização no Ensino Superior, inclusive no ensino jurídico, ainda é incipiente.

Biografia do Autor

Flávia Eliana de Melo Colucci, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP)/ Campus de Tupã-SP.

Mestranda em Agronegócio e Desenvolvimento pela UNESP/Tupã. Graduada em Direito pela FADAP/FAP. Membro do grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA). Advogada.  flaviaeliana@hotmail.com

Angélica Góis Morales, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP)/ Campus de Tupã-SP.

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Docente da Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE/UNESP/Tupã) Líder do PGEA. ag.morales@unesp.br

Cristiane Hengler Corrêa Bernardo, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP)/ Campus de Tupã-SP.

Doutora em Educação. Docente da Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE/UNESP/Tupã). Membro do PGEA. cristiane.bernardo@unesp.br

Downloads

Publicado

2019-09-11

Edição

Seção

Dossiê Temático