AS ANDANÇAS E OS DESAFIOS À AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR

Autores

  • Ivana Marcomin Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Gilmar Pezzopane Plá Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Fatima Elizabeti Marcomin Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v13e232019142-160

Palavras-chave:

Ambientalização curricular. Sustentabilidade socioambiental. Educação Ambiental.

Resumo

O texto é um recorte da pesquisa realizada em uma universidade do estado de Santa Catarina sobre ambientalização curricular. Indícios de ambientalização da Rede ACES e estudos de universidades latino-americanas e brasileiras, com emprego do software MAXQDA nos Projetos Político Pedagógicos dos cursos e Planos de Ensino de disciplinas sustentam a pesquisa. O objetivo foi discutir como ocorre essa inserção à luz de uma formação crítica, transformadora e emancipatória. Alguns dos resultados apontam para a dificuldade de inserção da temática ambiental, da sustentabilidade e da Educação Ambiental nos cursos e nas disciplinas. Os indícios, quando ocorrem, em sua maioria reportam-se aos conteúdos e, em menor proporção, às habilidades e competências. Há necessidade de intensificação dos esforços para inserção da temática em uma vertente crítica, transformadora e emancipatória.

Biografia do Autor

Ivana Marcomin, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Mestre em Eng. Produção (UFSC). Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Atuando nos Cursos da UNISUL VIRTUAL. GEPEX - UNISUL. ivana.marcomim@unisul.br

Gilmar Pezzopane Plá, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutor em Eng. de Produção (UFSC). Professor da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Atuando nos Cursos de Agronomia, Administração e Ciências Biológicas. gilmar.pla@unisul.br

Fatima Elizabeti Marcomin, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutora em Ciências - Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar). Professora da Universidade do Sul de Santa catarina - UNISUL. Atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e no Curso de Ciências Biológicas. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Análise e Planejamento Ambiental da Paisagem e Educação Ambiental - AnPAP-EA. fatimaelizabetimarcomin@gmail.com

Downloads

Publicado

2019-09-11

Edição

Seção

Dossiê Temático