ENTRELAÇAMENTOS DOS PRINCÍPIOS DA AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR E DA PEDAGOGIA SOCIAL NO PROCESSO FORMATIVO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Junior Cesar Mota Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Dione Iara Silveira Kitzmann Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Pablo Ángel Meira Cartea Universidad de Santiago de Compostela - USC

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v13e23201917-33

Palavras-chave:

Educação superior. Pedagogia social. Princípios da ambientalização curricular.

Resumo

Pensar o processo de Ambientalização Curricular do ensino nas Universidades tem se caracterizado um desafio, diante da liquidez dos tempos atuais e da fragilidade das relações humanas. Esta lacuna, fruto da dualidade moderna do processo educacional, necessita ser compreendida para que, então, seja possível integrar a Educação Ambiental como eixo transversal na construção de uma ética ecocidadã. Tendo ciência desse desafio, este artigo objetiva proporcionar reflexões primárias acerca dos entrelaçamentos entre os Princípios da Ambientalização Curricular e das contribuições da Pedagogia Social no processo formativo na Educação Superior. Com ponto de partida na Sensibilização e caminhando à Ecocidadania, é evidente que a educação social é um dos fatores basilares para potencializar a ambientalização do ensino universitário na busca de formações de indivíduos reflexivos e atuantes em prol da transformação de si e das outridades.

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Publicado

2019-09-11

Edição

Seção

Dossiê Temático