DOCÊNCIA NO ENSINO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE INFLUENCIAM NA PRÁXIS DO PROFESSOR ENFERMEIRO: REVISÃO NARRATIVAa práxis do professor enfermeiro: revisão narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v13e242019446-461

Palavras-chave:

Práxis docente, Ensino profissional, Estratégias pedagógicas, Enfermagem

Resumo

Este trabalho objetiva identificar a práxis docente e possíveis estratégias pedagógicas de construção de ensino para a aprendizagem no ensino profissional de nível médio em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo narrativa, com característica descritiva na abordagem qualitativa, realizada de outubro a novembro de 2018. Para realizar a análise e discussão dos apontamentos deste estudo, uma amostra de artigos foi selecionada, os quais apresentam em seu conteúdo a relação entre formação, enfermagem e educação profissional. Como resultado foi obtido um total de cinco artigos relacionados à temática em questão, que embasou a discussão. O estudo possibilitou a identificação de elementos que compõem a práxis docente e possíveis estratégias pedagógicas de construção de ensino e aprendizagem no ensino profissional de nível médio em enfermagem, como a postura (auto)reflexiva sobre a prática, a busca pela dimensão pedagógica com base no olhar atento ao estudante, o diálogo como processo de ensino e aprendizagem e sua relação com o cuidado e atenção.

Biografia do Autor

Jeferson Ventura, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeiro. Mestre em enfermagem (FURG). Licenciado em enfermagem (IFRS). Doutorando em enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf-FURG). Membro do grupo de pesquisa (GEPESCA-FURG).

Lisiane da Costa claro, IFRS campus Rio Grande

Pedagoga, Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Docente do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para Educação Profissional, IFRS (Campus Rio Grande).

Juliane Scarton, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Mestre em enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEnf/FURG). Doutoranda em enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEnf/FURG). Especialista em Enfermagem em Cuidado pré-natal pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa: Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde (GEES/CNPq). Rio Grande-RS. Brasil

Laura Fontoura Perim, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Licenciada em Enfermagem IFRS campus Rio Grande. Mestranda PPGEnf. FURG

Leandro Corrêa, Faculdade Anhanguera do Rio Grande Universidade Federal do Rio Grande

Fisioterapeuta, graduado pela Faculdade Anhanguera do Rio Grande, Pós-Graduado em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela Faculdade Inspirar Porto Alegre/RS. Pós-Graduando em Fisioterapia Neurofuncional pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto LTDA. Membro do grupo de pesquisa (GEPESCA-FURG).

Downloads

Publicado

2019-12-13

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua