UNIVERSIDADE PÚBLICA E LIBERDADE DE ESCOLHER E AGIR

Autores

  • Luciana Maria de Lima Leme
  • Gabriela Maria Leme Trivellato
  • Marcos Sorrentino

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v13e23201934-52

Palavras-chave:

Universidade. Discurso. Poder. Desafios socioambientais.

Resumo

Este artigo propõe diálogos sobre a formação cidadã e a construção de uma cultura de procedimentos democráticos para a universidade pública brasileira, inserida no século XXI, comprometida com a ética, a justiça e a sustentabilidade socioambiental. É fruto de uma dissertação sobre os limites e potencialidades do ambiente educacional de uma Instituição pública de Ensino Superior localizada interior do estado de São Paulo, a ESALQ – USP. Um processo metodológico idiossincrático e a triangulação de dados e fontes foram utilizados para articular as perspectivas teóricas da etnografia e da Análise Crítica do Discurso. A principal suposição é a de que o ensino, a pesquisa e a extensão ainda permanecem sob a dimensão técnica, deixando de lado questões políticas e sociais, como a segurança alimentar e a questão agrária, notadamente a reforma agrária.

Biografia do Autor

Luciana Maria de Lima Leme

Pedagoga (USP, 1994), Mestra em Ciências pelo Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA, 2017). Atua na área de Recursos Humanos (T&D) / Coaching; coordena o Grupo de Trabalho e Extensão em Direitos Humanos da ESALQ/USP (GTDH/ESALQ), ligado ao Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ/USP.

Gabriela Maria Leme Trivellato

Engenheira Agrônoma (USP, 2018). Mestranda do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA).

Marcos Sorrentino

Doutor em Educação (1995). Pós doutorados no Departamento de Psicologia Social da Universidade de São Paulo (1999) e no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (2010). Desde 1988, docente no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP, onde atualmente atua como professor livre-docente (2011) e coordena o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca).

Downloads

Publicado

2019-09-11

Edição

Seção

Dossiê Temático