O sujeito da educação: problematizações e desdobramentos a partir da noção de cuidado de si

Autores

  • Nyrluce Marília Alves da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Alexandre Simão de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v4e0201186-102

Palavras-chave:

Sujeito da educação, Cuidado de si, Liberdade

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir acerca da noção de sujeito da educação e os desdobramentos correlativos ao processo de sua formação. Dessa ótica, problematizamos se seria possível pensar numa outra noção de sujeito da educação a partir das teorizações do chamado último Foucault.  A noção de cuidado de si é mobilizada para produzir insights curiosos sobre a constituição do sujeito a partir de uma ética da liberdade, incitando outros modos de conceber as experiências formativas na atualidade.

Biografia do Autor

  • Alexandre Simão de Freitas
    Professor Adjunto do Departamento de Administração e Planejamento Educacional e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Downloads

Publicado

2011-11-22

Edição

Seção

Artigos