O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E A SALA DE AULA DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Samuel Carvalho Santos Univás - Universidade Vale do Sapucaí
  • Neide Pena Cária Univás - Universidade do Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v13e232019197-215

Palavras-chave:

Ensino superior. Competência acadêmica. Aula universitária.

Resumo

Este artigo investiga as relações entre a experiência, a teoria e a prática, compondo a chamada competência pedagógica na sala de aula universitária. O objetivo é contribuir com a discussão em torno da relação entre ensino e aprendizagem, priorizando a relação entre o pedagógico e o epistemológico, tendo em mente a hipótese de que toda prática em sala de aula é amparada epistemologicamente em uma determinada concepção, crença e valores. O aspecto fulcral do Ensino Superior está ligado ao ensino de adultos e, portanto, as relações de ensino e aprendizagem neste nível de ensino diferem de uma pedagogia voltada para a criança e o adolescente. A competência acadêmica é um processo a ser construído no dia a dia, continuamente, enfrentando o desafio de superar o modelo tradicional de ensino. 

Biografia do Autor

Samuel Carvalho Santos, Univás - Universidade Vale do Sapucaí

Professor universitário e consultor industrial

Neide Pena Cária, Univás - Universidade do Vale do Sapucaí

Doutora em Educação: Currículo (PUC/SP); Mestrado em Ciências da  Linguagem; Coordenadora e Docente do Mestrado em Educação (Univas).

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Publicado

2019-09-11

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua