A INVISIBILIDADE DAS MULHERES NEGRAS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Renata Gonçalves Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e222018350-367

Palavras-chave:

Mulheres negras, Racismo, Educação, Ensino Superior.

Resumo

A pesada herança da escravidão negra e a ausência de políticas no pós-escravidão deixaram resquícios em toda a sociedade brasileira: negros e negras ficaram à margem do projeto que se erguia. Uma das áreas de mais difícil acesso foi a da educação que, após muitas lutas, vem paulatinamente sendo um espaço de inserção, sobretudo por meio de políticas afirmativas. Este artigo examina a ausência de docentes negros e negras no Ensino Superior no Brasil, em especial as mulheres negras. Conclui que é preciso avançar mais para combater a violência racial estruturante do ambiente acadêmico para a construção de uma universidade mais plural e democrática.

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Publicado

2018-12-19

Edição

Seção

Dossiê Temático