O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS NA DINAMARCA: ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Autores

  • Jytte Juul Jensen Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul
  • Lenira Haddad

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e2120189-31

Palavras-chave:

Formação de Professores, Pedagogia da Primeira Infância, Educação Infantil, Dinamarca

Resumo

O artigo apresenta o programa de formação de pedagogos na Dinamarca, no que se refere à especialização em Pedagogia da primeira infância, uma das três especializações para a concessão do grau de bacharel em Pedagogia. O texto tem início com uma breve nota sobre o sistema de educação infantil na Dinamarca e a figura do pedagogo, e segue com a descrição dos elementos que compõem o programa de formação: o contexto histórico; a estrutura regulatória; as áreas e metas de competência; as formas estéticas de expressão; o estágio e o papel do supervisor do centro de educação infantil e da universidade; as formas de autoavaliação e avaliação externa dos alunos; e competências pessoais e acadêmicas. O texto é finalizado com uma reflexão sobre os contributos do programa dinamarquês para pensar o contexto brasileiro, evidenciando paralelos, claras distinções e contrapontos nos dois sistemas de formação.

Biografia do Autor

  • Jytte Juul Jensen, Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul
    Mestre em Ciências Políticas e História das Ideias pela Universidade de Aarhus, Dinamarca.  Professora adjunta, Pesquisadora e Palestrante sênior aposentada em Formação de Pedagogos, Colégio Universitário de Aarhus, Dinamarca. Pesquisadora sênior no projeto de pesquisa europeu: Serviços de Saúde na Europa, financiado majoritariamente pela Comissão Europeia
  • Lenira Haddad

    [1] Pós-doutorado em Psicologia Social no Laboratório de Psicologia Social da Universidade Aix-Marseille, França (2011), Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (1997), Mestrado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da USP (1989), Especialização na abordagem educativa High/Scope pela High/Scope Educational Research Foundation (1992), graduação em Psicologia pela FFCL-USP Ribeirão Preto (1979). É professora associada da Universidade Federal de Alagoas, pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade? Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas, membro do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFAL e líder do Grupo de Pesquisa & Educação Infantil e Desenvolvimento Humano. 

Downloads

Publicado

2018-07-31

Edição

Seção

Dossiê Temático