POESIA E INFÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DE BRINCAR COM AS PALAVRAS

Autores

  • Caroline Machado Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Lilane Maria de Moura Chagas Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e0201845-61

Palavras-chave:

Infância, Poesia, Educação Literária

Resumo

Pensar a relação da criança com a poesia, ou a brincadeira infantil com as palavras consiste o objetivo central do presente artigo. Tais reflexões são atravessadas por conceitos fundamentais de parte da obra do filósofo alemão Walter Benjamin e constituem-se no diálogo com obras poéticas de escritores brasileiros, como José Paulo Paes, Manoel de Barros, Arnaldo Antunes, Ferreira Gullar, Paulo Leminski, além de obras do escritor e ilustrador português, Afonso Cruz e do professor, poeta e escritor francês, Jean-Pierre Siméon. A partir dessas obras, procuramos provocar a reflexão sobre a relação entre poesia e infância no interior das instituições educativas, perguntando sobre o que os poetas nos ensinam e sobre como ensinar poesia às crianças. Isto implica considerar as especificidades da relação que a criança pequena estabelece com o mundo e com as coisas que nele habitam, ou seja, como as crianças aprendem e o que podemos nós aprender com elas.

Biografia do Autor

  • Caroline Machado, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

    Doutora em Educação (PPGE/UFSC) e professora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina (NDI/CED/UFSC). Desenvolve estudos Pós-Doutorais no Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho (CIEC/UMinho). É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas, Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC/UFSC).

  • Lilane Maria de Moura Chagas, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
    Pós-Doutoramento pela  Universidade do Minho (CIEC/UMinho).Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Metodologia da Universidade Federal de Santa Catarina (MEN/CED/UFSC). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica (GEPOC) e do Grupo de Pesquisa sobre Literatura Infantil e Juvenil (LITERALISE).

Downloads

Publicado

2018-10-10